Clã do narcotráfico internacional que usava MS como via de trânsito é alvo de ação da PF

PF / Operação Rota 163 | Créditos: DIVULGAÇÃO/PF

Nesta terça-feira (9/1), a Polícia Federal iniciou a Operação Rota 163 com o intuito de desmantelar um grupo criminoso ativo principalmente em Ponta Porã e Campo Grande, envolvido no comércio internacional de substâncias ilícitas provenientes do Paraguai.

Foram executados dois mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão e de bloqueio de bens e valores, nos locais mencionados, todos emitidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra (PR).

As investigações tiveram início em janeiro de 2023, quando duas integrantes desse grupo foram detidas por transportar cerca de 30 kg de base de cocaína, escondidos no tanque de combustível, vindo do Paraguai pela BR 163, na cidade de Quatro Pontes (PR). A rota principal de entrada da substância era pela fronteira em Ponta Porã.

Descobriu-se que o grupo operava por meio de uma extensa rede de transportadores, fornecedores e clientes. A distribuição das drogas abrangia vários estados do Brasil, incluindo Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Os envolvidos enfrentarão acusações por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros delitos, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 40 anos de reclusão. As investigações seguem com o objetivo de identificar todos os membros desse grupo criminoso.

Compartilhe: