China suspende importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros; MS Não é Afetado

| Créditos: Divulgação

A China suspendeu temporariamente a importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros a partir desta segunda-feira (3). A medida, comunicada pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC), afeta unidades da JBS (Goiás), Frisa (Minas Gerais) e Bon Mart (São Paulo). O motivo alegado foram "não conformidades" encontradas durante auditorias remotas.

Apesar da suspensão, o mercado de Mato Grosso do Sul não será afetado, e os demais frigoríficos brasileiros habilitados a exportar para a China seguem operando normalmente. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que as empresas afetadas já estão tomando medidas para corrigir as não conformidades e retomar as exportações.

A China é o principal destino da carne bovina sul-mato-grossense, respondendo por 47,8% das exportações do estado nos primeiros cinco meses de 2024. O volume de carne exportada para o país asiático cresceu 23,83% no mesmo período, impulsionado pela habilitação de novos frigoríficos para exportação e pela diversificação de produtos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda não se pronunciou sobre a suspensão. A Abiec informou que está em diálogo com as autoridades chinesas para solucionar a questão o mais breve possível.

Compartilhe: