Ceasa-MS celebra 46 anos com alta nas vendas, expansão de produtos importados e novos investimentos

| Créditos: Comunicação Ceasa-MS


A Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) celebrou 46 anos de operação, consolidando sua relevância no cenário econômico do estado. Os dados de janeiro a setembro de 2025 demonstram um aumento de 8,93% no volume total de produtos comercializados, atingindo 176,5 mil toneladas.

O crescimento é impulsionado pela maior participação de produtores locais. Mato Grosso do Sul forneceu 25 mil toneladas de hortifrutigranjeiros no período, ficando atrás apenas de São Paulo (44,4 mil toneladas) e apresentando um salto de 19,29% em relação a 2024. Terenos (6,8 mil t), Sidrolândia (5,8 mil t) e Campo Grande (2,5 mil t) são os municípios estaduais com maior contribuição. Os produtos regionais mais vendidos são a mandioca (4,3 mil t), laranja (4,2 mil t) e ovo (3,6 mil t).

Importação Aumenta Quase 93%

A importação de hortifrutigranjeiros também registrou forte alta, com 1,2 mil toneladas de produtos estrangeiros recebidos — um crescimento de 92,83% na comparação anual. A Argentina lidera o envio (624,4 t), seguida por Chile (240,6 t) e Uruguai (93,8 t).

Foco em Sustentabilidade e Infraestrutura

Com foco no futuro, a Ceasa-MS investe em melhorias de infraestrutura e sustentabilidade. Estão previstos a substituição da energia elétrica por energia solar em diversos setores e a reestruturação de mais de 5.000 m² de pavimento e drenagem. A Central também negocia a modernização do sistema de abastecimento de água e segue com o projeto social MS Nutri, que visa combater o desperdício de alimentos.

O diretor-presidente Daniel Mamédio ressaltou que o marco dos 46 anos representa um compromisso contínuo com o desenvolvimento estadual, buscando modernizar e ampliar as oportunidades para a cadeia produtiva.

Compartilhe: