Campo Grande lança pacote de políticas públicas para mulheres
- porRedação
- 10 de Março / 2025
- Leitura: em 7 segundos

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Executiva da Mulher (Semu), lançou um conjunto de políticas públicas inovadoras voltadas para o público feminino. As ações, que marcam o mês de luta das mulheres por igualdade e dignidade, incluem projetos permanentes e uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Destaques dos projetos permanentes:
- Sorrindo pra Vida: tratamento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência com sequelas faciais.
- Emprega Mulher: polo da FUNSAT na Semu para encaminhamento de mulheres ao mercado de trabalho.
- Escola de Capacitação para Mulheres (Scap Semu): 31 cursos presenciais e 40 EAD, com foco nas demandas do mercado, incluindo oportunidades da Rota Bioceânica.
- Mulheres Inclusivas: palestras e cursos em Libras, com o primeiro assistente social surdo formado no estado.
- Mulheres Conectadas: telecentro, podcast e canal no YouTube para conectar mulheres à tecnologia e informação.
- Empreenda Bem Mulher: programa de apoio ao empreendedorismo feminino.
- Sala da Mulher Empreendedora (em parceria com o Sebrae): atendimento qualificado para mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
- Dossiê Mulher: atualização de dados sobre atendimentos a vítimas de violência.
- Ouvidoria da Mulher: canal para registro de reclamações, sugestões e denúncias.
Ampliação de investimentos:
A prefeita Adriane Lopes destacou a ampliação dos investimentos e a criação de novos projetos, como o "Recomeçar Moradia", que terá R$ 600 mil destinados a mulheres vítimas de violência doméstica. Ela também ressaltou a continuidade do projeto "Meninas Fortes", voltado para alunas da rede municipal.
Parcerias e apoio:
As iniciativas contam com parcerias de universidades, Sebrae, FUNSAT e Assembleia Legislativa, que destinou R$ 50 mil para o projeto "Sorrindo pra Vida".
Ouvidoria da Mulher:
A criação da Ouvidoria da Mulher foi destacada como um grande avanço, permitindo ampliar e aprimorar os serviços de combate à violência.
Compromisso:
A gestão municipal reforçou o compromisso de ampliar oportunidades e oferecer suporte integral às mulheres de Campo Grande, com o objetivo de construir uma capital mais justa e com oportunidades reais para todas.