Câmara Municipal de Campo Grande inicia atividades legislativas de 2024 com inovação no plenário

vereador e presidente da CMCG Carlos Augusto Borges, o Carlão | Créditos: Câmara Municipal de Campo Grande CMCG

A Câmara Municipal de Campo Grande deu início aos trabalhos legislativos do ano corrente em uma Sessão Solene Inaugural realizada nesta sexta-feira (2), na presença da prefeita Adriane Lopes, seu secretariado e representantes de diversas instituições. O destaque do evento foi a entrega, por parte da chefe do Executivo Municipal, de um relatório detalhado das atividades desenvolvidas pela Prefeitura ao longo do ano de 2023.

O presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges, conhecido como Carlão, assegurou a independência do Poder Legislativo e reforçou o compromisso em trabalhar em prol dos munícipes e da cidade. "A Câmara é responsável, vamos resolver, ajudar e encaminhar. O Legislativo tem muitas pautas: vamos discutir e ajudar a cidade. A prefeita tem nosso apoio e vamos ajudá-la a melhorar Campo Grande", afirmou Carlão.

Na mensagem de abertura do ano legislativo, a prefeita Adriane Lopes enfatizou a importância de ações conjuntas entre a prefeitura e a Câmara para alcançar mais conquistas para a capital. "Estamos avançando, trabalhando com garra, determinação e foco. Enfrentamos dificuldades, mas não nos fixamos nos problemas. Com nossa equipe aguerrida, buscamos soluções para as pautas que herdamos", declarou a prefeita, destacando o desenvolvimento econômico como projeto prioritário para a cidade.

No que diz respeito às inovações, o plenário da Câmara Municipal agora conta com um moderno painel eletrônico de votação. O presidente Carlão explicou que a implementação do telão de LED representa um avanço significativo em termos de transparência e eficiência nos trabalhos legislativos. "A Câmara, colocando esse painel, vai dar mais condições de os vereadores trabalharem e darem seus votos. É importante a Mesa Diretora se preocupar, também, com o trabalho dos parlamentares", ressaltou.

Composto por uma tela e 29 terminais de votação, todos equipados com microfones, o novo sistema permitirá o acompanhamento em tempo real dos votos dos parlamentares. Além disso, a transmissão otimizará o tempo dedicado pelos legisladores à discussão dos projetos em pauta. A Casa de Leis também investiu em novas caixas de som, modernizando todo o sistema, incluindo TVs com cronômetros e câmeras. A parte elétrica da Câmara foi otimizada para acomodar o novo sistema.

"Com ele, a população fica ainda mais próxima do processo político, permitindo que esteja informada sobre as decisões que impactam diretamente em suas vidas", concluiu o presidente Carlão.

A solenidade contou com a participação da senadora Tereza Cristina, do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e do diretor do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Lourivaldo Antônio de Paula. O evento marcou o início de uma nova fase nos trabalhos legislativos da capital sul-mato-grossense, promovendo maior transparência, eficiência e participação popular no processo político local.

Compartilhe: