Brasil e Coreia do Sul elevam relação a Parceria Estratégica e anunciam acordos bilaterais

Em declaração conjunta nesta segunda-feira (23), em Seul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-Myung, anunciaram acordos nas áreas de agricultura, tecnologia, medicamentos e intercâmbio cultural e educacional. Os dois líderes também reafirmaram o compromisso de ampliar o comércio bilateral.

Após visita à Índia, Lula se reuniu com o presidente sul-coreano e destacou que o relacionamento entre os países foi elevado ao patamar de Parceria Estratégica, com o lançamento de um Plano de Ação para os próximos três anos.

“Esse hiato é incompatível com os vínculos sociais e econômicos existentes entre nossos povos. Hoje, elevamos o relacionamento entre Brasil e Coreia ao patamar de Parceria Estratégica e lançamos um Plano de Ação com iniciativas concretas”, afirmou o presidente brasileiro.

Comércio e investimentos

Lula ressaltou a importância econômica da relação entre os dois países. Segundo ele, o Brasil é o principal destino dos investimentos sul-coreanos na América Latina. O intercâmbio comercial entre as nações gira em torno de US$ 11 bilhões, e a Coreia do Sul é o quarto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia.

O presidente brasileiro também apontou oportunidades conjuntas em setores estratégicos. “A transição energética abre novas frentes de complementaridade entre setores produtivos. As cadeias de minerais críticos guardam inúmeras oportunidades de agregação de valor. Há amplo espaço para cooperação em segmentos de alta tecnologia, como semicondutores e inteligência artificial”, declarou.

Acordos firmados

Entre os instrumentos assinados está um Acordo-Quadro de Integração Comercial e Produtiva, voltado à facilitação do comércio bilateral, harmonização regulatória e ampliação da segurança jurídica para empresas.

Também foi firmado memorando para fortalecer a cooperação financeira em agendas de interesse comum. Os presidentes discutiram ainda caminhos para retomar as negociações entre o Mercosul e a República da Coreia, interrompidas em 2021.

Cooperação em saúde

A área da saúde foi apontada como uma das prioridades da parceria. Segundo Lula, os acordos incluem produção de medicamentos e vacinas, pesquisa em diagnóstico de doenças transmissíveis e crônicas, além de cooperação em genômica avançada e saúde digital.

Durante a entrevista, os dois líderes também reforçaram o compromisso com os valores democráticos, a soberania popular e o enfrentamento a cenários de extremismo, desinformação e ameaças autoritárias.

Compartilhe: