Auditores Fiscais em MS reivindicam nomeações e novas unidades para fortalecer fiscalização

| Créditos: Foto: Gov.br

Auditores fiscais em Mato Grosso do Sul estão em mobilização desde 5 de setembro, reivindicando a nomeação dos aprovados no concurso de 2023 e a criação de novas unidades da Receita Federal no estado. A falta de pessoal e a complexidade das operações, agravadas pela implantação da Rota Bioceânica, justificam a urgência das demandas.

O Sindifisco-MS destaca a necessidade de novas unidades em seis cidades do estado, incluindo Porto Murtinho. A falta de nomeações há nove anos e a dificuldade em manter profissionais nas áreas de fronteira também preocupam.

A "operação-padrão", adotada como forma de protesto, causa atrasos na liberação de mercadorias. O Sindifisco Nacional reforça a importância de novas unidades em áreas prioritárias para combater o contrabando.

A mobilização também busca a nomeação dos aprovados no concurso de 2023. O Brasil tem um dos menores números de auditores fiscais por área no mundo, e a redução de 32% no efetivo na última década agrava a situação.

Mesmo com o novo concurso, o número de funcionários aduaneiros no Brasil é insuficiente, representando menos de 13% do total na América do Sul.

Compartilhe: