Assalto aéreo na fronteira: Bandidos armados roubam monomotor em área dominada pelo tráfico

Monomotor Cessna roubado na fronteira do Paraguai com MS | Créditos: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (1º), uma aeronave monomotor Cessna 172 foi alvo de roubo na faixa de fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu na pista da Fazenda Teixeira, em San Alberto, a 120 km de Mundo Novo (MS), onde pelo menos dois homens armados e uma mulher executaram a ação criminosa.

O piloto, Mario Daniel Miranda Duarte, de 43 anos, relatou às autoridades paraguaias que havia pousado na fazenda para realizar um serviço de táxi aéreo para passageiros que o contrataram por telefone. Assim que a aeronave, identificada como ZP-TNJ, de cor branca e vermelha, aterrissou, foi abordada pelos criminosos, que estavam a bordo de um sedan verde da marca Toyota.

Após renderem o piloto com pistolas, os assaltantes embarcaram na aeronave e decolaram. Mario Duarte observou que uma mulher os acompanhava, e após a fuga, ela deixou a pista com o veículo.

O comandante da Força Aérea do Paraguai, Julio Fullaondo, confirmou que o protocolo de segurança foi acionado, porém, o dispositivo de resposta ao radar, conhecido como transponder, foi desativado. Em entrevista ao jornal ABC Color, Fullaondo reconheceu a existência de apenas um radar de localização de aeronaves ativo no país, operando de maneira limitada.

O roubo de aeronaves tem se tornado uma ocorrência frequente no Paraguai nos últimos anos. Geralmente, os criminosos alteram as características das aeronaves, aplicando novas cores e matrículas falsas, para utilizá-las no transporte de cocaína proveniente da Bolívia.

Compartilhe: