Argentina lança plano de combate ao crime na fronteira com o Brasil

Patricia Bullrich | Créditos: Governo da Argentina / Divulgação


O governo da Argentina lançou nesta segunda-feira (26) um plano de combate ao crime organizado na fronteira com o Brasil. A operação, anunciada pela ministra de Segurança Nacional, Patricia Bullrich, foi batizada de Plano Guaçurarí.

Segundo a pasta, o objetivo é reforçar o controle na fronteira seca entre os territórios brasileiro e argentino, especialmente na província argentina de Misiones, vizinha do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Bullrich afirmou durante o lançamento que "até agora, a fronteira com o Brasil estava abandonada, sem uma estratégia clara, o que permitiu que o crime organizado se estabelecesse, gerando violência, contrabando, narcotráfico e assassinatos de aluguel".

A ministra também detalhou que as forças federais argentinas intensificaram as operações de apreensão de drogas na fronteira, além da interceptação de produtos contrabandeados que afetam a economia nacional.

O Plano Guaçurarí prevê a blindagem de 25 km de extensão ao longo da fronteira seca em Misiones, considerada o epicentro do contrabando e dos crimes transnacionais. O governo argentino informou que trabalha em cooperação com autoridades brasileiras para identificar e combater redes criminosas binacionais.

O governo Milei tem intensificado o monitoramento de fronteiras não apenas com o Brasil, mas também com outros países latino-americanos.

No fim de abril, a Argentina anunciou que enviaria as Forças Armadas para zonas rurais não habitadas que fazem fronteira com Paraguai, Bolívia e Brasil. A operação conta com mais de 10 mil militares, além de drones, radares móveis, helicópteros, comunicações e um avião Diamond para as patrulhas e obtenção de informações.

Compartilhe: