Apreensão de Maconha na Fronteira: Polícia intercepta carga avaliada em R$11,5 Milhões
- porRedação
- 27 de Dezembro / 2023
- Leitura: em 8 segundos

Droga apreendida pela Defron na região de fronteira com o Paraguai | Créditos: Divulgação
Na manhã desta terça-feira, dia 26 de dezembro, por volta das 10 horas, uma operação liderada pela equipe da Defron (Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Fronteira) resultou na apreensão de uma volumosa quantidade de maconha. A ação ocorreu durante a Operação Protetor, que investigava uma rota suspeita utilizada para o transporte de veículos furtados, em específico um veículo de grande porte de cor branca, pela rodovia MS-164.
As autoridades em diligência avistaram um veículo com as características previamente informadas, nas proximidades da Receita Federal em Ponta Porã, região fronteiriça com o Paraguai. O veículo seguia em direção à equipe que operava na rodovia, confirmando as informações obtidas. Ao se aproximar, a equipe identificou o veículo mencionado, dando início à aproximação para a abordagem.
O condutor do veículo, ao perceber a presença policial, aumentou a velocidade, tentando evadir-se enquanto a equipe se aproximava. Diante do comportamento suspeito, os agentes emitiram sinais sonoros e luminosos para que o veículo parasse.
Entretanto, o motorista acelerou ainda mais, adentrando uma estrada vicinal conhecida como "Vicinal da Jotabasso". Ao notar que os policiais o perseguiam, o condutor abandonou o veículo, fugindo a pé por uma área de mata densa.
Após buscas pelo indivíduo, que não obtiveram sucesso, a equipe retornou ao veículo para realizar uma inspeção. Foi constatado que se tratava de um veículo com registro de roubo/furto, onde foi encontrada uma considerável quantidade de entorpecentes no compartimento de carga.
Com o intuito de localizar o condutor em fuga, novas buscas foram realizadas, mas foram interrompidas devido às circunstâncias. O veículo e a substância entorpecente foram encaminhados para a sede da Defron, em Dourados.
Na sede, a carga de entorpecentes foi pesada, totalizando 5.287 quilos de maconha, avaliada em cerca de R$ 11,5 milhões, considerando também o valor do veículo apreendido.