Após deputado federal, distrital pede impeachment de Lula
- porMetrópoles
- 08 de Maio / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução/Metrópoles
O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) apresentou um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegando que o governo petista “viola princípios da moralidade e impessoalidade” e “é omisso com atos ilícitos”.
Entre os casos elencados pelo parlamentar para justificar o pedido, estão a fraude no INSS e possíveis distorções nas contas do Ministério da Saúde no ano de 2023.
O parlamentar, que integra a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLFDF), acusa o governo Lula de favorecimento político com recursos públicos, manipulação de empresas estatais no processo de indicação para cargos desses órgãos.
“O retorno ao poder não significou mudança de conduta: ao contrário, há um padrão de governança que prioriza interesses partidários, alianças fisiológicas e aparelhamento do Estado em detrimento da República e do interesse público”, argumenta o deputado.
Apesar das diversas alegações, em anexo ao pedido constam somente links de notícias que reportam casos associados ao INSS e ao Ministério da Saúde.
O documento foi protocolado no Congresso na última terça-feira (6/5), direcionado ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) — responsável pela decisão inicial sobre aceitação da denúncia.
No mesmo dia, o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) também protocolou um pedido de impeachment do presidente Lula em função os descontos indevidos nas aposentadorias que são investigados pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) no recente escândalo do INSS.