Anvisa veta “canetas emagrecedoras” sem registro e divulga lista oficial de produtos irregulares
- porRedação
- 21 de Novembro / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Foto: Ativo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou recentemente uma série de resoluções com o objetivo de proteger a saúde pública, determinando a proibição de diversas canetas injetáveis utilizadas para emagrecimento, além de uma lista de medicamentos irregulares.
As medidas restritivas abrangem a fabricação, a distribuição, a importação, a comercialização e o uso de vários itens sem registro. Entre os produtos de uso e venda vetados pela agência reguladora, destacam-se as "canetas emagrecedoras" identificadas como TG5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.
Segundo o órgão, a restrição total desses produtos é uma ação necessária para mitigar riscos à população. A lista completa e atualizada dos itens submetidos à proibição pode ser consultada no portal oficial da ANVISA.
Adicionalmente, as resoluções da Agência trazem uma importante ressalva sobre o panorama regulatório de medicamentos sem registro no Brasil: a importação desses fármacos é permitida somente mediante a apresentação de uma prescrição médica e deve ser destinada exclusivamente ao uso individual do paciente.






