Anvisa suspende fabricação de produtos de limpeza da Unilever
- porAgência Brasil
- 02 de Setembro / 2026
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Reprodução/UOL
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação de produtos de limpeza em uma unidade da Unilever em Vinhedo, no interior de São Paulo. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (2/9) no Diário Oficial da União.
A medida foi adotada após uma inspeção realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, com participação de órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária. Durante a vistoria, foram identificados problemas no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação, conjunto de regras que orienta o controle de qualidade na produção industrial.
Segundo a Anvisa, houve falhas nos controles feitos ao longo da fabricação e antes da liberação dos produtos. Também foram apontadas deficiências no monitoramento da água utilizada no processo e dificuldades na apuração e correção de problemas detectados pela própria empresa.
Produtos seguem no mercado
A análise dos dados disponíveis não indicou contaminação ou outros problemas nos itens já produzidos. Por isso, não houve determinação de recolhimento, nem suspensão da venda ou do uso dos produtos que já estão no mercado.
Fiscalização de fabricantes
A ação faz parte de um conjunto de inspeções em empresas do setor de saneantes, que inclui produtos de limpeza, desinfecção e conservação de ambientes.
Neste ano, já foram realizadas sete vistorias em fabricantes, incluindo empresas de grande porte. Segundo a agência, o objetivo é verificar o cumprimento das regras de produção e garantir a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor.






