Anvisa proíbe venda e produção de dois cosméticos por falta de registro

| Créditos: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou medidas sanitárias rigorosas, proibindo a fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso de mais dois produtos cosméticos no país, além de determinar o recolhimento imediato dos estoques em circulação. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, se deve à constatação de que os itens não atendem às exigências regulatórias.

Os produtos alvos da restrição são:

Deo Colônia Amantikir: De responsabilidade da Aon Indústria de Cosméticos Naturais Ltda., teve sua produção e comercialização suspensas. A fiscalização apontou uma falha na regulamentação do produto, que foi classificado como de alto risco.

Maquiagem capilar Mavi Pang Pang Hair Shadow: Teve a venda e a fabricação completamente vetadas. O motivo foi a ausência de registro sanitário e a falta de informações obrigatórias na embalagem, como a identificação do fabricante e a cidade de origem.

A Anvisa reforça que as proibições têm como objetivo proteger a saúde pública, retirando do mercado itens que não cumprem as normas de segurança e qualidade estabelecidas pela legislação. A Agência tem intensificado a fiscalização de cosméticos que prometem efeitos medicinais ou que são comercializados sem o devido cadastro.

Compartilhe: