Advogado é expulso da OABMS por pornografia, acusado de estuprar 13 crianças, revela PF
- porRedação
- 22 de Março / 2024
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal revelou que o advogado Júlio Vanth Morinigo Chaves Ribeiro, recentemente expulso da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) após passar pelo Conselho de Ética, é suspeito de ter estuprado 13 crianças e adolescentes. Essas revelações surgem no contexto da Operação Lobos, que o prendeu em março de 2021.
Durante a operação, que teve sua origem em dezembro de 2021, foram encontrados com o advogado fotos e vídeos de crianças em situação de vulnerabilidade, armazenados em um pen drive. Segundo a investigação, esses materiais eram compartilhados por Ribeiro. Após aprofundamento das averiguações, a Polícia Federal concluiu que ele também é suspeito de ter cometido os atos de estupro.
O advogado foi detido e encarcerado no Presídio Militar, tendo posteriormente sua defesa solicitado sua transferência para o regime fechado na Penitenciária Gameleira. Embora tenha sido condenado a 6 anos de prisão, Ribeiro já foi liberado, conforme seu advogado de defesa, Pablo Gusmão.
Ribeiro já estava suspenso pela OAB desde março de 2022 e agora, em 21 de março, foi oficialmente expulso da ordem. Sua defesa, em nota, expressou que buscará informações sobre os votos do julgamento ético, ressaltando nuances no processo que podem ser contestadas judicialmente.
A Operação Lobos, que teve desdobramentos em diversas regiões do Brasil, resultou na prisão de 18 pessoas em 55 cidades. Os sites envolvidos no compartilhamento das imagens abusivas contavam com mais de 1 milhão de usuários. Mandados foram cumpridos em vários estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo e Pernambuco.