Entenda febre e polêmica por trás dos Labubus

Labubus, acessório fashion | Créditos: Edward Berthelot


Desde a semana de moda de Copenhagen, Dinamarca, no início deste ano, bichinhos de pelúcia "fofos" foram incorporados a chaveiros que decoram e personalizam bolsas, incluindo aquelas mais luxuosas.

Estes são conhecidos como Labubus, inspirados em contos de fadas nórdicos, e que rapidamente viraram obsessão fashionista da vez. Eles possuem carinha de boneca, orelhas de coelho e dentes pontiagudos, como se fossem monstrinhos.

Quem já usa os Labubus?

Após serem criados em 2015 pelo artista Kasing Lung, como personagens de livros infantis, os Labubus caíram no gosto de diversos famosos, incluindo Lisa, integrante do BLACKPINK, que já mostrou parte de sua coleção. Rosé, que faz parte do grupo, também mostrou ser fã dos itens. Enquanto Rihanna e Dua Lipa foram fotografadas com seus colecionáveis.

Bryan Yambao, editor de moda e colecionador de Hermès já foi visto com vários Labubus pendurados nas icônicas Birkins raras. "O fã da Hermès vive pela emoção da busca. Labubus são acessíveis, mas difíceis de encontrar - esse contraste com uma Birkin de crocodilo é simplesmente delicioso", disse ele em entrevista ao WWD.

Vendas suspensas

Após cenas caóticas de filas, multidões e relatos de brigas, a distribuidora Pop Mart suspendeu todas as vendas do item colecionável nas lojas do Reino Unido.

“Devido à crescente demanda por nossos amados Labubus, vimos um aumento significativo na participação de clientes nos dias de reposição — com longas filas se formando do lado de fora de nossas lojas e Roboshops (lojas de autoatendimento)”, escreveu a empresa de brinquedos no início da semana.

"Para garantir a segurança e o conforto de todos, suspenderemos temporariamente todas as vendas em lojas físicas e robotizadas dos brinquedos de pelúcia The Monsters até novo aviso." As vendas online, no entanto, continuarão normalmente, acrescentou.

No TikTok, o conteúdo com Labubus varia de unboxings eufóricos a clipes de brigas do lado de fora de lojas. A hashtag "Labubu" já conta com mais de 1,4 milhão de postagens.

Sarah Johnson, fundadora e diretora da consultoria de varejo Flourish Retail, sediada no Reino Unido, disse à CNN que a suspensão das vendas nas lojas pode ser mais do que apenas controle de multidões.

“A retirada do Labubus das lojas do Reino Unido pela Pop Mart parece uma medida preventiva para acalmar o frenesi nas lojas e proteger tanto a marca quanto os clientes”, disse ela à CNN. “Ao mesmo tempo, esse tipo de decisão mantém o produto em evidência e aumenta a sensação de escassez, o que só gera mais interesse e atenção online.”

Compartilhe: