Raros, curiosos e em risco: conheça animais surpreendentes do Zoológico de Brasília

Raros, curiosos e em risco: conheça animais surpreendentes do Zoológico de Brasília | Créditos: Juliana Eichler


Muito além dos clássicos elefantes e lobos-guará, o Zoológico de Brasília abriga diversos animais exóticos e ameaçados de extinção que despertam a curiosidade de visitantes de todas as idades.

Em meio às trilhas do parque, é possível encontrar espécies raras das faunas brasileira e internacional, sendo que algumas delas têm pouquíssimos exemplares na natureza. A presença dessas espécies no zoo vai além da exposição, pois integra ações de conservação da fauna local, de educação ambiental e de pesquisa.

Conheça a seguir alguns animais exóticos e criticamente ameaçados de extinção que estão no Zoológico de Brasília:

Axolote (Ambystoma mexicanum)

Originário dos lagos do México, este anfíbio é conhecido por sua aparência peculiar e capacidade de regeneração. Está classificado como criticamente ameaçado de extinção devido à perda de habitat e ao tráfico ilegal para o comércio de animais de estimação.

Ádax (Addax nasomaculatus)

Antílope do deserto do Saara, o ádax é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, com apenas alguns indivíduos restantes na natureza. O Zoológico de Brasília abriga um indivíduo dessa espécie, contribuindo para programas de reprodução.

Raros, curiosos e em risco: conheça animais surpreendentes do Zoológico de Brasília

Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus)

Endêmico do Brasil, este tatu é conhecido por sua habilidade de se enrolar completamente em uma bola como mecanismo de defesa. Está criticamente ameaçado devido à caça e à destruição de seu habitat natural.

Raros, curiosos e em risco: conheça animais surpreendentes do Zoológico de Brasília

Ararinha-da-testa-vermelha (Amazona rhodocorytha)

Ave endêmica da Mata Atlântica brasileira, está criticamente ameaçada devido ao desmatamento e ao tráfico ilegal. O Zoo de Brasília mantém exemplares dessa espécie em seus programas de conservação.

Raros, curiosos e em risco: conheça animais surpreendentes do Zoológico de Brasília

Bugio-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul)

Primata ameaçado pela destruição de habitat e caça. Tem grande importância ecológica e está presente no Zoo como parte das ações de conservação.

Casuar-do-sul (Casuarius casuarius)

Ave exótica originária da Oceania, é considerada a segunda maior ave do mundo. Apesar de ser vulnerável e não criticamente ameaçada, está sob risco crescente devido à destruição de habitat e atropelamentos. É famosa por sua aparência pré-histórica e seu comportamento territorial.

Compartilhe: