Projeto Olubayô encerra circuito em quilombos com sessão de cinema na Comunidade Tia Eva
- porRedação
- 09 de Abril / 2025
- Leitura: em 8 segundos

Após passar por nove comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul, o projeto Olubayô – Cinema nas Comunidades Quilombolas realiza sua última exibição neste sábado (12), a partir das 19h, na Comunidade Tia Eva, em Campo Grande. A sessão ao ar livre será na rua Eva Maria de Jesus, próxima ao galpão local, com entrada gratuita.
Idealizado pela professora Bartolina Ramalho Catanante, conhecida como Bartô, o projeto percorreu cidades como Bonito, Dourados, Terenos, Nioaque, Aquidauana, Jaraguari e a capital, levando cinema, cultura e ancestralidade a diferentes públicos. Cada sessão contou com exibições de filmes dirigidos por cineastas negros, além de distribuição de pipoca e atividades culturais.
Na Tia Eva, serão exibidos cinco curtas-metragens: Fábula da Vó Ita (Joyce Prado), Bonita (Mariana França), Luzes Debaixo (Tero Queiroz), Águas (Raylson Chaves) e Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha (Daphyne Schiffer). As obras abordam temas como memória, identidade e resistência. Também está prevista uma apresentação musical.
O Olubayô foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital de audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e integra as comemorações dos 40 anos do Grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi).
Serviço
Sessão de Cinema Olubayô – Cinema nas Comunidades Quilombolas
📅 Sábado, 12/04 – ⏰ 19h
📍 Rua Eva Maria de Jesus, Comunidade Tia Eva, Jardim Seminário – Campo Grande
🎟 Entrada gratuita