Frei Leão: o fiel companheiro de São Francisco e sua possível inspiração para Leão 14
- porRedação
- 09 de Maio / 2025
- Leitura: em 8 segundos

Em pintura de 1297 feita por Giotto, está a representação do momento em que São Francisco e seus seguidores, entre os quais Frei Leão, obtêm do papa da época a confirmação das regras para sua nova ordem | Créditos: DOMÍNIO PÚBLICO
A figura de Frei Leão, um dos primeiros e mais próximos companheiros de São Francisco de Assis, emerge como possível inspiração para o nome papal escolhido por Dom Robert Prevost: Leão 14. Textos históricos revelam uma profunda ligação entre os dois religiosos, marcada por carinho, admiração e colaboração.
Thiago Maerki, doutor em teoria e história literária pela Unicamp, destaca a raridade de escritos originais de São Francisco, sendo uma oração e uma carta a Frei Leão os únicos remanescentes. "Então a gente percebe o carinho e admiração que ele tinha por Leão", afirma o pesquisador. A "Bênção de São Francisco" e a carta fraterna evidenciam a forte relação entre eles. Acredita-se que Leão, por ser mais instruído, atuava como secretário pessoal e principal calígrafo de Francisco.
O frade franciscano Marcelo Toyansk Guimarães corrobora a estreita relação, descrevendo Leão como alguém que apoiava São Francisco além da função burocrática. Em um período de divisões internas na ordem franciscana, Leão manteve-se fiel aos ideais originais de Francisco, permanecendo ao seu lado quando outros se afastavam.
Estudiosos veem a escolha do nome "Leão" como um simbolismo significativo. Maerki interpreta a decisão como um indicativo de que o novo papa pretende seguir os passos de Francisco, buscando uma Igreja mais humana e voltada aos marginalizados, assim como Frei Leão defendeu os ideais de São Francisco em tempos de conflito.
Guimarães traça um paralelo com a relação entre os papas João 23 e Paulo 6º, sugerindo que Leão 14 poderia consolidar o legado de Francisco, de quem demonstra sintonia. A sólida formação acadêmica de Dom Robert Prevost, com graduação em Matemática e doutorado em Direito Canônico, reforça essa possibilidade de um pontificado de consolidação e aprofundamento.