Filhote de macaco é resgatado de incêndio no Pantanal se recupera em hospital
- porRedação
- 18 de Setembro / 2024
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Gretap
Um filhote de macaco-prego, batizado de Fênix, foi resgatado de um incêndio florestal na região pantaneira do Salobra, em Miranda, no dia 13 de setembro. O animal foi encontrado por equipes do Ibama e do Gretap durante monitoramento das áreas afetadas.
Após receber os primeiros cuidados na base de Miranda, Fênix foi transferido para o Hospital de Animais Silvestres Ayty, em Campo Grande, no dia 16. Devido à sua tenra idade, o filhote requer cuidados intensivos, como alimentação a cada duas horas e aquecimento constante.
| Créditos: Foto: Gretap
A equipe de veterinários do CRAS, onde o hospital está localizado, segue o tratamento iniciado pelas equipes de resgate, com foco na recuperação do animal. Fênix vem apresentando sinais positivos de recuperação.
O Ayty é uma das mais modernas estruturas de atendimento à fauna no Brasil. O hospital está inserido na estrutura do Imasul e conta com uma área construída de mais de 1.000 m², projetada para atender as diversas necessidades dos animais resgatados.
O período atual é considerado crítico em relação aos incêndios florestais, intensificados pelas condições climáticas e por ações humanas. Desde maio, o Estado impôs a proibição total de queimadas, buscando conter os danos ao meio ambiente e proteger a biodiversidade.