Caravana da Castração inicia capacitação de municípios em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 24 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Divulgação/Governo MS
A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza nesta quinta-feira (24), em Campo Grande, a capacitação dos representantes dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O encontro será no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura e Cidadania.
O objetivo é orientar os pontos focais municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais da caravana, além do uso da ferramenta digital SigPet, utilizada para cadastro e acesso às campanhas de castração.
Durante o evento, serão apresentados o Guia Prático da Caravana, o plano de trabalho e o termo de cooperação a ser firmado com os municípios. A capacitação também aborda a contrapartida local: a criação de um calendário de conscientização sobre maus-tratos contra animais.
Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração pretende castrar, microchipar e medicar 20 mil animais em todo o estado. A ação integra a política pública de bem-estar animal e começa pela região do Pantanal, priorizando áreas com maior risco de zoonoses.
A Setesc destaca a caravana como ação de saúde pública, inclusão e cidadania. A proposta é promover o controle ético da população de cães e gatos, além de combater o abandono e os maus-tratos.
Serviço:
Capacitação da Caravana da Castração
📅 Data: 24 de abril
📍 Local: Auditório do MIS – Memorial da Cultura, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Campo Grande (MS)
🕗 Horários: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30
📞 Informações: (67) 3316-9192 | ✉️ [email protected]