Caixa-preta não registrou voo que matou o cantor Rick; relatório aponta falhas no helicóptero

| Créditos: Foto: Instagram/Rick Sollo / Pipoca Moderna


O gravador de voz do helicóptero que caiu em Santa Catarina e matou o cantor Rick, da dupla Rick e Renner, e outras quatro pessoas não registrou o voo do acidente. O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado em 22 de outubro, aponta que os arquivos recuperados continham apenas conversas relacionadas a procedimentos de manutenção.

A investigação também identificou relatos de falhas intermitentes nos geradores elétricos do helicóptero e problemas anteriores no piloto automático. Segundo o relatório, um mecânico havia recomendado uma avaliação mais detalhada dos geradores, mas o procedimento ainda não tinha sido realizado.

As condições meteorológicas também estão sob análise. A previsão indicava chuva, trovoadas, visibilidade reduzida e possibilidade de nuvens encobrindo as montanhas da Serra Catarinense.

O acidente ocorreu em 21 de setembro, após a decolagem de Porto Belo (SC), com destino a Criciúma. Os destroços foram encontrados em uma área de difícil acesso, em Urubici.

Além do cantor Rick, morreram o piloto Antônio Roberto Nóbrega de Araújo, o copiloto Leopoldo Barros Teixeira, o videomaker Paulo Soares e o empresário Bruno Avelar de Souza.

O Cenipa continua investigando as circunstâncias da queda. O relatório preliminar ainda não determina as causas do acidente nem atribui responsabilidades.

Compartilhe: