Banho de São João em Corumbá terá shows, concursos e ritual tradicional no Rio Paraguai
- porRedação
- 04 de Junho / 2026
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/Redes Sociais
A cidade de Corumbá já definiu a programação do tradicional Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas de Mato Grosso do Sul. As celebrações acontecem entre os dias 15 e 24 de junho, reunindo atrações musicais, atividades culturais e o centenário ritual do banho dos andores nas águas do Rio Paraguai.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a festividade mistura fé, tradição popular e cultura pantaneira, atraindo moradores e visitantes de diversas regiões.
A programação começa em 15 de junho com a Novena de São João, realizada diariamente na Capela de São João, localizada na Ladeira Cunha e Cruz. Já no dia 19 ocorre o Concurso de Andores, seguido por apresentação do cantor Panda, uma das atrações musicais do evento.
O ponto alto da celebração acontece na noite de 23 de junho, quando os festeiros percorrem a tradicional descida da Ladeira Cunha e Cruz carregando os andores até a margem do Rio Paraguai. No local, as imagens de São João são banhadas nas águas do rio em um ritual preservado há gerações e considerado o símbolo máximo da festa.
Além das atividades religiosas, a programação inclui apresentações de quadrilhas juninas, concursos culturais e shows musicais, fortalecendo uma tradição que há mais de um século integra a identidade cultural da região pantaneira.






