Arara-azul é declarada ave símbolo de Mato Grosso do Sul

| Créditos: Foto: Espécies em Vias de Extinção - SAPO


A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) foi oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul. A Lei nº 6.442, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) e publicada nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial do Estado.

A escolha da ave destaca sua importância ecológica, cultural e turística, além de reforçar o compromisso com a preservação ambiental. Nativa dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, a arara-azul é considerada a maior entre as araras e está ameaçada de extinção, sendo alvo frequente do tráfico de animais silvestres.

Com plumagem azul vibrante e cerca de um metro de comprimento, a espécie é social, monogâmica e vive até 60 anos. Alimenta-se de frutos, sementes e nozes, e se comunica por vocalizações e gestos.

A conservação da arara-azul conta com apoio de instituições como o Instituto Arara Azul, que monitora e protege ninhos no Estado. Em setembro de 2024, o nascimento de filhotes na Estância Mimosa, em Bonito, foi registrado como um marco positivo para a preservação da espécie.

Compartilhe: