Publicidade

pmcg
VACINA

Vacina Multi e contra a Pólio segue disponível em todas as unidades de saúde

Via Redação | Publicado por Administrador | às 09:36:23

Na primeira semana da campanha de multivacinação e de imunização contra a poliomielite, somente pouco mais de 1,5 mil crianças de até 14 anos de idade foram vacinadas em Campo Grande. As vacinas estão disponíveis em todas das 72 unidades de saúde da Capital e podem ser aplicadas simultaneamente à da Covid-19 e Influenza.

Somente na campanha multivacinação para atualização de caderneta, estão disponíveis 18 imunizantes diferentes para todo o público de até 14 anos. São eles BCG, que é ofertado de acordo com o cronograma, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOP, Rotavírus, Pneumicócica 10 valente, Menincocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

Já entre o público de 1 e 4 anos, que é exclusivo para a vacinação de reforço contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, 962 crianças foram imunizadas. A dose deve ser aplicada nesta população indiscriminadamente, mesmo que a criança já tenha tomado o reforço, que é a vacina em gotinhas.

Covid-19 e Influenza

Os imunizantes que protegem contra a Covid-19 e gripe também estão disponíveis, sendo que estes não são restritos às crianças. A vacina da Influenza está disponível em todas as unidades de saúde para a população com seis meses de idade ou mais.

Já as doses da Covid-19 estão em unidades de saúde referenciadas, e serão aplicadas conforme os públicos. Quem tem a partir de três anos de idade e ainda não iniciou o ciclo, ou já cumpriu o intervalo estipulado pelos fabricantes da vacina para receber a segunda dose, deve procurar um dos mais de 45 pontos de vacinação elencados pela secretaria municipal de saúde.

Um primeiro reforço está disponível para toda a população acima de 12 anos e que tenha concluído o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses. A única exceção são pessoas com imunocomprometimento grave com 18 anos ou mais, para eles o intervalo é de 28 dias.

O hiato de quatro meses é o mesmo para quem já recebeu a terceira dose e faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com imunocomprometimento grave com 18 anos ou mais.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest