O coordenador do DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), Joe Saccenti Junior, informou planejar para a tarde desta quarta-feira (20) o início da vacinação contra a Covid-19 nas aldeias de Dourados, Douradina e Maracaju, no polo-base de Dourados.
Ao Dourados News, nesta manhã ele negou que faltem seringas ou qualquer outro insumo necessário para a imunização.
“Ontem já iniciamos a vacinação no polo de Nioaque, sem intercorrência nenhuma. Vamos retirando esse material da Secretaria de Saúde na medida das nossas demandas, e o fato da Secretaria de Saúde fazer a guarda do material faz parte do Programa Nacional de Imunização, tripartite. União faz aquisição, entrega para secretário de Saúde do Estado, que entrega para municípios e distribui para quem vai executar a imunização. Eu pego com o secretário municipal porque quem tem a estrutura de condicionamento é o município”, afirmou.
Conforme já noticiado pelo Dourados News, das 29 mil doses da Coronavac que chegaram ao município ontem, a maior parte será destinada para vacinação de 11.600 índios maiores de 18 anos residentes na Reserva Indígena Federal.
“Não está faltando insumo nenhum. Em Dourados, ontem foi feito o lançamento simbólico da campanha, para a divulgação. Ontem a secretaria de saúde iniciou trabalho de gestão do material, e a partir de hoje de manhã vai começar a distribuir. Hoje começo a receber e hoje à tarde inicia a minha vacinação em Dourados”, assegurou.
Contudo, o coordenador do DSEI-MS preferiu não definir o horário para início da vacinação no polo-base de Dourados, para evitar desorganização.