Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, disse que qualquer conflito se resolve com diálogo, durante reunião no território Laranjeira/Nhanderu, em Rio Brilhante, na manhã deste sábado (18). A área é ocupada por grupo indígena guaranis kaiowá.
“O governo que garantir uma mulher qualidade de vida aos povos indígenas. A gente foi nomeada para isso. Entendemos que todo e qualquer conflito para ser resolvido precisa de diálogo. E estamos dispostos a estabelecer esse diálogo”, disse a ministra, agradecendo a receptividade dos guarani.
A ministra Sônia Guajajara desembarcou nesse sábado (18) em Campo Grande por volta das 6h30 e seguiu com a comitiva para a cidade de Rio Brilhante, onde visitou a ocupação. Ela veio ao Mato Grosso do sul com a missão de dialogar e encerrar o conflito fundiário entre indígenas e ruralistas da região.
É a primeira vez que o Estado recebe visita oficial do governo Federal, desde que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito. Na comitiva vieram o secretário Eloy Terena, presidente da Funai Joenia, secretário de saúde indígena Weber Tapeba e a deputada Célia Xacriaba.
A agenda da ministra foi confirmada pelo deputado Vander Loubet (PT), líder da bancada federal do MS, através das redes sociais. Vander também acompanhou a ministra em todo o roteiro pelo MS.
(Comitiva visitou área de ocupação pelos indígenas. Foto: Alex Nantes/ Assessoria)
O Professor Tiago Botelho de Dourados, pré-candidato a prefeito em 2024, acompanhou a ministra na visita à ocupação. Ele disse que existe o compromisso do governo Lula de solucionar o conflito agrário no Estado. “A ministra Sônia Guajará veio ver com seus olhos a situação de indignidade, de violação dos direitos humanos dos povos indígenas e proporcionar alternativas junto ao governo do estado. É um dia histórico, pois quem acredita na vida precisa lutar para que o MS saia da crise humanitária que envolve os povos indígenas.”
Agenda a tarde
A ministra tem agenda com o governador Eduardo Riedel, secretários e bancada federal no Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), em Campo Grande no período da tarde. A coletiva de imprensa ocorreu às 17h30 no auditório onde Sônia divulgou o resultado da agenda.
A agenda estava prevista para durar o fim de semana inteiro, mas por questões de segurança os organizadores resolveram encurtar a estadia da ministra no Estado. Ela retorna à Brasília por volta das 20h.
Vídeo: