A Guarda Civil espanhola prendeu hoje um homem suspeito de planejar um ataque terrorista para este fim de semana em Barcelona. Segundo informações da Antena 3, o homem em questão era um "lobo solitário", o que significa que não fazia parte de uma célula ou organização terrorista.
Ele é descrito como um jovem da região do Maghreb, que compreende países do norte da África, como Marrocos, Argélia e Tunísia. Nas últimas semanas, a Guarda Civil estava de olho nele após localizá-lo furando a quarentena ditada pelo novo coronavírus para fotografar pontos turísticos de Barcelona.
No momento, os oficiais estão fazendo perícia no apartamento do homem. A operação foi realizada com a ajuda do serviço de inteligência marroquino e do FBI estadunidense.
De acordo com a Guarda Civil, o processo de radicalização do rapaz ocorreu durante muito tempo, mas ele mantinha um perfil discreto nas redes sociais. Apenas durante o período de quarentena que suas atividades começaram a ser notadas pelos policiais.