Justiça

Petista é obrigado a tirar vídeo onde Tereza Cristina nega fome porque ‘há manga’ no Brasil

Via Redação | Publicado por Administrador | às 16:19:06

O candidato ao Senado pelo PT, Tiago Resende Botelho, foi obrigado pela Justiça Eleitoral, a excluir propaganda, onde a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, diz que não existia fome, por há muitos pés de mangas no Brasil. Ela é adversária dele na corrida ao Senado.

Na peça eleitoral do PT, exibida nas diversas emissoras de TV do Mato Grosso do Sul, aparece a então ministra, dizendo: ‘Nós, nós não passamos muita fome, nós temos manga nas Nossas cidades, nós temos clima tropical… ‘’.

Na sequência, Tiago Botelho comenta a frase da adversária.

‘’É inaceitável para ela. Basta a manga, para o povo e para você?’‘, questionou o concorrente petista.

Assim que tomou conhecimento da propaganda, veiculada nas diversas emissoras de TV de Mato Grosso do Sul, a candidata Tereza, do Progressistas, e sua coligação, fizeram o pedido de exclusão à Justiça Eleitoral.

No pedido, a ex-ministra argumentou que a fala dela, dada em 9 de abril de 2019, durante audiência na Câmara dos Deputados, foi tirada de contexto para ser usada negativamente contra ela. A campanha de Tereza exibiu um trecho maior da fala da então ministra, para mostrar que a intenção era outra, diferente da explorada pelo adversário petista.

‘‘O candidato ora representado [Thiago Botelho], aproveitou-se, maliciosamente e com conceito difamatório e sabidamente inverídico’’, diz trecho do pedido à Justiça.

Decisão

O juiz relator do caso, Jose Eduardo Chemin Cury, acatou o pedido da coligação. Ele refletiu que a crítica política é um direito no pleito eleitoral, mas que há limites para tal.

‘‘O representado se baseia em vídeo que contém montagens espetaculosas e direcionadas ao desvirtuamento da fala da candidata, buscando induzir o eleitor a acreditar que a crença da candidata é no sentido de alimentar a população com a mangas… ‘’, diz o primeiro trecho da reflexão do magistrado.

Em outro ponto da decisão, o juiz reproduz outro trecho da fala de Tereza, para observar que ela corrige a ideia do queria transmitir.

‘’[...] nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome, porque nós temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical; aqui nós temos miséria sim, e temos que tirar o povo da miséria, [...]’‘, publicou Cury.

Com a decisão, Tiago e a campanha dele devem suspender imediatamente a exibição de tal conteúdo. Em caso de descumprimento, poderá haver multa de R$ 10 mil por dia.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest