LUTO

OAB/MS lamenta falecimento do Corregedor do TED Ladislau Ramos

Via Redação | Publicado por Administrador | às 08:38:14

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), amanheceu em luto, com o falecimento, nesta terça-feira (28), do Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ladislau Ramos, aos 82 anos.

Doutor Ladislau teve uma carreira exemplar, tendo sido Presidente do TED da OAB/MS por três mandatos e Corregedor, exercendo atualmente o terceiro mandato. Nascido em Cáceres/MT, ele tinha no direito e, principalmente, na ética sua paixão. A carteira OAB/MS, originalmente 1550, era motivo de orgulho, 54 anos de advocacia.

Não é à toa que foi agraciado com a Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e com a Medalha Heitor Medeiros. Quando do recebimento de tal homenagem, citou: “ Meu coração é da advocacia, há vários anos servindo a Ordem dos Advogados do Brasil. Várias Diretorias passaram por aqui, cada um dando um pouco de si, como nessa Galeria. Eu conheci pessoalmente Heitor Medeiros, grande homem que conversava com todo mundo. Um exemplo a seguir aos mais jovens, que inteligentes ouvem os mais velhos, com humildade e sabedoria. Esse momento leva esse conhecimento de quem marcou a advocacia”.

E assim era Doutor Ladislau, um homem íntegro, que gostava de contar suas causas e “causos” na advocacia. Aquele que lia o coração num olhar e acolhia todo e qualquer sentimento. Aquele que não deixava passar um ínfimo detalhe a cada história, que colocava amor em tudo que fazia, que deixava transparecer o orgulho de ser e fazer ética.

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira lamentou o passamento do colega. “A Advocacia amanhece enlutada. Dr Ladislau foi um advogado brilhante, admirado por todos seus pares e que teve uma vida de serviços dedicados à OAB. Perdi um grande amigo que eu muito admirava. Que Deus possa confortar o coração de todos familiares”.

O Conselheiro Federal e membro honorário vitalício da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, ressaltou a brilhante carreira e a falta que o colega fará. “Hoje é um dia de profunda tristeza para toda advocacia brasileira, com a inestimável perda de uma das maiores personalidades da advocacia e principalmente da ética na mais gloriosa profissão que temos, a advocacia. Ladislau Ramos não só foi uma das figuras centrais do Tribunal de Ética da OAB/MS, tendo sido presidente por três vezes, como também foi Corregedor por três mandatos, falecendo no próprio cargo. Foi um homem de imensa responsabilidade e conduziu o Tribunal com galhardia e muita sensatez, fazendo um trabalho que deixará um legado indelével para as próximas gerações. Sentiremos imensamente sua falta, porque além de participativo tinha uma paixão inenarrável pela advocacia, um grande amigo e companheiro, amoroso e afável. Hoje será um dia penoso para todos nós e espero que Deus o conduza para o oriente eterno confortando todos os nossos corações”.

A Vice-Presidente da CAAMS, ex-Presidente do TED, na gestão 2016/2018 e 2019/2021, Marta Taques deixou uma mensagem. “Com profunda tristeza, recebi a notícia do falecimento do meu querido amigo Ladislau Ramos. Uma pessoa que sempre me ensinou que, acima das questões técnicas, estão os relacionamentos humanos. Sempre esteve ao meu lado me apoiando no Tribunal de Ética e Disciplina. Pessoa espiritualizada, e tenho a certeza que está sendo acolhido por anjos na outra dimensão divina. Que Deus ilumine e dê conforto aos amigos e familiares”.

O Presidente do TED Rui Falcão externou os pêsames pela perda do colega. “O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB MS com muita tristeza e pesar, solidariza-se com os familiares, amigos e a classe advocatícia pelo falecimento do Advogado Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina Dr Ladislau Ramos. Entusiasta da profissão que muito contribuiu para a advocacia sul matogrossense. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos”.

Também Medalha Heitor Medeiros, a Embaixadora da Paz, Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS e amiga, Delasnieve Daspet lembrou da paixão de Ladislau pelo Direito e pela Advocacia. “Ladislau e a OAB/MS se confundem. A gente não sabe onde começa a OAB e onde começava Ladislau. Sempre esteve presente em todos os momentos em que foi necessário e, que por prazer e por amor à advocacia e ao direito, esteve sempre atuando. Que bom que foi homenageado em vida com a Medalha Heitor Medeiros, na gestão do Mansour. Reconhecimento digno a ele em vida. Meu obrigada pela homenagem a ele e a todos advogados que lutam pela nossa Casa”.

Doutor Ladislau deixa a esposa Maria Aparecida de Freitas Castro Ramos e as filhas, a Juíza Isabela Ramos, esposa do Ministro Amaury Pinto Rodrigues, e a Advogada Luciana Ramos.

O velório será das 11 horas às 15h40 na Sede da OAB/MS, nas Salas 1 e 2 do prédio da ESA/MS, entrada pela Rua Antônio Maria Coelho, e sepultamento às 17 horas no Cemitério Memorial Park, na Rua Francisco dos Anjos, 442 – Universitário, Campo Grande.

A OAB/MS agradece eternamente ao Doutor Ladislau, por toda dedicação em prol da advocacia e da instituição, e que neste momento Deus possa confortar o coração dos familiares e amigos.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest