Publicidade

natal
Palavra do Dia

đŸ™đŸ™ŒđŸŒ NĂŁo perca a FĂ©: 5 razĂ”es para acreditar que 2021 serĂĄ melhor que 2020

Via | Publicado por Administrador | Ă s 08:01:49

Como e onde vocĂȘ estava hĂĄ exatamente um ano? Aproveitando para emanar boas energias para 2020 em uma viagem divertida com os amigos ou curtindo o recesso de fim de ano em casa, rodeado pela famĂ­lia e tomado dos pĂ©s Ă  cabeça por otimismo?

Independentemente de qual tenha sido o cenårio, ele certamente foi mais promissor do que o de hoje. Afinal, com a pandemia do novo coronavírus em curso (e em ritmo acelerado!), é difícil celebrar e acreditar que 2021 serå diferente, quiçå melhor.

A verdade Ă© que a nossa esperança, que o ditado diz ser a Ășltima que morre, parece ter se esvaĂ­do um pouco com as vĂ­timas da Covid-19. Enfraqueceu, tambĂ©m, todas as vezes que o fim do isolamento social foi adiado, adiando planos e sonhos.

Mas hĂĄ, sim, motivos para crer que os prĂłximos 12 meses serĂŁo menos amargos. O MetrĂłpoles reuniu cinco deles para vocĂȘ nĂŁo perder a fĂ© de que, logo mais, a vida voltarĂĄ a ser como antes.

1. Habemus vacina

A vacina contra o coronavírus não é mais um sonho distante. A imunização começou em diversos países do mundo, como Inglaterra e Estados Unidos. No Brasil, a expectativa é de que as primeiras doses sejam distribuídas logo nos primeiros meses de 2021.

“Estamos nos preparando para iniciar 2021 com a vacina, se Deus quiser, assim que for registrada pela Anvisa [
] PrevisĂŁo nossa, como sempre, fim de janeiro, na melhor hipĂłtese, e fim de fevereiro, na pior hipĂłtese. Mas estamos caminhando fortes para podermos ter vacina de vĂĄrias matizes e entrega o mais rĂĄpido possĂ­vel”, disse o ministro da SaĂșde, Eduardo Pazuello, em recente audiĂȘncia na CĂąmara dos Deputados.

VocĂȘ pode atĂ© nĂŁo ter a oportunidade de tomar a vacina em 2021, haja vista que existem grupos prioritĂĄrios. No entanto, todos nĂłs dormiremos mais tranquilos ao saber que familiares e amigos da categoria de risco estĂŁo imunizados. E isso, caro leitor, ocorrerĂĄ em breve.

2. Bons ventos para a economia

“Não tem como 2021 não ser melhor do que 2020”. É o que afirma o economista da Exame Research, Arthur Mota, em síntese dos percalços econîmicos impostos aos países pela pandemia.

O relatório semanal Focus divulgado nessa segunda-feira (21/12) também boas notícias. A projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 3,46% no ano que vem. Em 2020, não tivemos crescimento, e, sim, queda de 4,4%.

3. Estamos mais adaptĂĄveis

ApĂłs um ano extremamente difĂ­cil e atĂ­pico, estamos todos mais adaptĂĄveis e, portanto, mais capazes de lidar com adversidades. Essa habilidade adquirida ao longo de 2o2o tem potencial para tornar a nossa caminhada em 2021 menos penosa, conforme explica a especialista em ciĂȘncia do comportamento e professora do curso de psicologia do Centro UniversitĂĄrio Iesb Caroline Salles.

“Acima de tudo, 2020 foi um ano de muitos aprendizados. Enquanto todos precisaram se adaptar Ă s normas de higiene e lidar com as frustraçÔes do isolamento social, alguns tiveram que aprender a trabalhar de casa e a enfrentar os problemas de convivĂȘncia excessiva com a famĂ­lia”, analisa Caroline, doutora em Psicologia da SaĂșde pela Universidade de BrasĂ­lia (UnB).

“Em resumo, as pessoas estĂŁo mais preparadas para aprender a lidar com qualquer adversidade, o que certamente facilitarĂĄ a jornada em 2021, um ano que tambĂ©m imporĂĄ muitos desafios”, conclui.

4. E cientes do que realmente importa

A pandemia nos ensinou que quem não estå doente não tem ninguém da família hospitalizado e estå empregado tem motivos de sobra para comemorar.

“Aprendemos a dar valor aquilo que nos traz nutrição emocional e sentido de propósito. Ainda reconhecemos mais o valor do autocuidado, em suas mais diversas formas”, analisa a professora do Iesb. “Esses ensinamentos são capazes de tornar a vida de todos mais leve emocionalmente, não apenas no ano de 2021”, sustenta.

5. 2021: o ano da ciĂȘncia e das mudanças na crise climĂĄtica

“Vejo esperança nos próximos meses”, diz Bill Gates, em texto sobre suas expectativas para o ano que vem. O bilionário e fundador da Microsoft acredita que 2021 será marcado por descobertas científicas e mudanças em relação à crise climática. “Pode não ser algo enorme, mas será um passo a frente para o mundo e uma melhora em relação a 2020”.

No artigo, ele ressalta como os Ășltimos meses foram importantes para o campo da ciĂȘncia. “Quando penso sobre os avanços cientĂ­ficos que tivemos em 2020, fico maravilhado. Humanos nunca progrediram tanto em relação a uma doença em um ano. Em circunstĂąncias normais, criar uma vacina pode demorar 10 anos”, sublinha.

Para o ano que vem, ele espera descobertas igualmente significantes, como a implementação de testes mais confortáveis, seguros e rápidos que o de nasofaringe para confirmar a infecção pelo SARS-CoV-2. Ele chega a mencionar um que pode ser realizado em casa. “Funciona muito como um teste de gravidez caseiro”, detalha.

Sobre a ótica ambiental, Bill Gates mostrou-se empolgado sobre seu livro Como Evitar o Desastre Climåtico, com lançamento marcado para fevereiro. Na publicação, ele lista soluçÔes para o tema e discorre sobre 15 anos como ativista ambiental.

“Espero passar muito do meu tempo em 2021 conversando com lĂ­deres ao redor do mundo sobre as mudanças climĂĄticas e a Covid-19”, finaliza, prometendo erguer as mangas para melhorar as condiçÔes do planeta.

Astros ao nosso favor

Para os ligados em astrologia, os astros também trazem novidades empolgantes.

“O novo ano serĂĄ regido pelo planeta VĂȘnus, o planeta do amor. Portanto, Ă© esperado que as pessoas tenham mais compaixĂŁo”, conta o astrĂłlogo Ricardo Muri.

“Amores antigos tambĂ©m se reencontrarĂŁo em um ano absurdamente favorĂĄvel para casamentos”, complementa.

A espiritualista e psicanalista KĂ©lida Marques afirma que os prĂłximos 12 meses serĂŁo Ăłtimos para quem planeja aumentar a famĂ­lia. “O ano de 2021 serĂĄ perfeito para quem quer realizar o sonho da maternidade”, revela.

As mulheres terão outros motivos para celebrar. No próximo ano, o empreendedorismo feminino baterå um novo recorde, de acordo com Kélida.

“A partir de abril, serĂĄ um Ăłtimo momento para tirar os sonhos do papel. Inclusive, brasileiras serĂŁo premiadas no exterior no que tange a ciĂȘncia e a matemĂĄtica”, prevĂȘ.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest