NÃO DEIXE DE LER ESSA

Médico explica que remover pelos do nariz pode causar infecção no cérebro, deixar paraplégico ou ser fatal

Via | Publicado por Administrador | às 06:08:36

O Dr. Karan Rajan, do sistema público de saúde do Reino Unido (NHS), é famoso por seus vídeos explicativos sobre saúde em seu perfil no Instagram (@drkaranrajan) e por seu canal no YouTube.

Após a “nova moda” de vídeos nas redes sociais que mostram pessoas desafiando a retirada dos pelos do nariz com cera, o Dr. Rajan resolveu postar um vídeo explicando os perigos ocultos, que podem ser fatais.

Primeiramente, é importante entender que os pelos têm uma importantíssima função biológica — eles são uma das formas do corpo nos defender, ajudando a impedir que bactérias, vírus e fungos entrem facilmente no organismo pela cavidade nasal. A função é tão importante que ajudam impedir até partículas de poeira de chegarem aos pulmões.

“Eles não só ajudam a filtrar invasores, mas se movem lentamente para empurrar e impedir que a sujeira alcance a passagem respiratória e ganhe acesso à corrente sanguínea”, complementou a Dra. Julie Russak, médica e professora do famoso Hospital Mount Sinai, em Nova York.

Preocupado com os crescentes vídeos dos usuários e clínicas de estética que oferecem o serviço, sem avisar os riscos, o Dr. Rajan resolveu explicar o que pode acontecer ao arrancarmos os pelos do nariz com cera ou pinça.

Segundo ele, esta tendência de beleza esconde algo muito perigoso: a famosa região do Triângulo da Morte. Após arrancar os pelos, o local está propenso a ser alvo de bactérias, que podem cair na corrente sanguínea e chegar ao cérebro, podendo causar complicações graves como inflamação, “bolsas de pus” (abcessos), encefalite, meningite, cair em outras partes do corpo, como na medula espinhal provocando paraplegia e até levar à morte.

No vídeo, o Dr. Rajan explica: “Você tem dois tipos de pelos no nariz. Você tem cílios microscópicos que filtram o muco e o enviam para a parte de trás da garganta, onde acabam no estômago. E você tem as vibrissas, os pelos grandes que você quer arrancar”.

O Dr. Rajan ressalta: “Se você arranca os pelos, os germes ao redor do folículo podem entrar e causar infecção”. Para ele, o grande problema é que a região faz parte do Triângulo da Morte — localizada no rosto, situada no nariz até os cantos da boca.

Por que é tão perigosa essa região? As veias que levam sangue para fora da região nasal se encontram com veias que levam sangue para fora do cérebro. “Se germes atingirem o cérebro, isso pode causar uma inflamação, às vezes resultando em abscessos cerebrais”, disse.

O mesmo risco ocorre quando se coloca um piercing no nariz, sendo perigoso e arriscado pelo Triângulo da Morte. Mesmo sendo considerado um evento clínico raro, existem vários exemplos registrados ao redor do mundo, de situações graves, lesões irreversíveis ou fatais que ocorreram, inclusive no Brasil.

Em 2019, Layane Dias, moradora da cidade de Planaltina, em Brasília, ficou paraplégica após colocar um piercing no nariz que gerou uma infecção bacteriana, perdendo o movimento das pernas.

O caso famoso à época, foi explicado como sendo provocado pela bactéria Staphylococcus aureus, abundantemente presente na pele humana. Com o corte na região do nariz, a bactéria entrou na corrente sanguínea e ficou alojada na medula espinhal, onde formou 500 ml de pus que comprimiu as vértebras.

Layane Dias, moradora de Planaltina, em Brasília, ficou paraplégica após colocar um piercing em 2019. Foto: Reprodução / Instagram

Então, o que devemos fazer? O Dr. Rajan explicou que aparar os pelos com uma tesoura é suficiente para mantermos a estética e não colocar a saúde em risco.

A dermatologista Dra. Purvisha Patel complementou a informação, em entrevista ao The Sun: “Se você quiser aparar mais do que alguns pelos ou tratar os mais profundos dentro da narina, os aparadores elétricos podem ser uma boa opção; eles são seguros e podem ser ainda mais fáceis de manobrar do que uma tesoura”.

(Jornal Ciência)

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest