Publicidade

natal
FAKENEWS

Malafaia divulga fake news para atacar eficácia da CoronaVac

Via Redação | Publicado por Administrador | às 07:21:46

Pastor bolsonarista publicou imagem de reportagem do site O Antagonista que já havia sido desmentida pela epidemiologista Denise Garret, a quem foi atribuída a informação. “A vacina da CoronaVac é segura, eficaz e, acima de tudo, está disponível”

O pastor bolsonarista Silas Malafaia divulgou pelo Twitter na noite desta terça-feira (12) uma fake news publicada pelo site Antagonista para atacar a eficácia da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

“A grande imprensa se cada diante de um absurdo desse”, publicou Malafaias, que está em férias, compartilhando um print da matéria d’O Antagonista com a chamada: “Epidemiologista calcula eficácia da Coronavac em 49%; Butantan não responde”.

A informação, no entanto, foi contestada pela própria epidemiologista, Denise Garret, vice-presidente do Instituto Sabin, que em nota diz que O Antagonista “erra ao publicar que calculei a taxa de eficácia da CoronaVac em 49%”, dizendo que o site descontextualizou o dado durante “conversa não concluída com jornalista”.

“O site O Antagonista erra ao publicar que calculei a taxa de eficácia da CoronaVac em 49%. A taxa mencionada foi descontextualizada e extraída de conversa não concluída com jornalista do site, em um momento em que dados e protocolos usados pelo Butantan estavam sendo analisados”, diz a pesquisadora, em nota publicada nas redes sociais, que foi compartilhada por internautas no tuíte de Malafaia.

Denise afirma ainda que “todos saem perdendo com esse tipo de jornalismo descuidado” e reafirma a confiança na CoronaVac.

“A vacina da CoronaVac é segura, eficaz e, acima de tudo, está disponível. Todos devem se vacinar”, diz a epidemiologista.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest