Publicidade

pmcg
Mundo

Força Aérea dos EUA lança nova bomba antibunker de cerca de 2.300 quilos pela 1ª vez

Via Redação | Publicado por Administrador | às 16:06:47

A Força Aérea norte-americana está testando uma bomba de cerca de 2.300 quilos, projetada usando uma modelagem avançada para aumentar seu impacto ao atingir e destruir instalações subterrâneas fortalecidas.

Na quinta-feira passada (7), um caça de ataque F-15E terminou uma série de três testes, nos quais lançou a bomba GBU-72 Advanced 5K Penetrator 10.668 metros acima da base aérea de Eglin, na Flórida, segundo um comunicado de imprensa, lançado ontem (12).

A série de testes, planejada pelo 780º Esquadrão de Testes e realizada pelo 40º Esquadrão de Testes de Voo, começou em 23 de julho e marcou a primeira vez em que a bomba de 2,5 toneladas foi carregada, levada e lançada, conforme a Força Aérea.

Os testes mostraram com sucesso que a arma pode ser lançada de forma segura de um caça que foi modificado para poder carregar uma bomba de 2.300 quilos em vez de sua capacidade normal de carregar bombas de 600 quilos.

​“A 96ª Asa de Testes terminou recentemente uma série de testes da GBU-72 que incluía a primeira carga, voo e lançamento da arma de 5.000 libras (2.300 quilos)”.

A bomba GBU-72 também foi testada em uma série de detonações em terra na base aérea de Eglin no que foi o maior teste ao ar livre realizado até agora no polígono, revelaram os militares.

A Força Aérea informou que a ogiva foi cercada por sensores de pressão de explosão e equipamento usado para contar fragmentos, medições projetadas para determinar a letalidade da bomba.

A GBU-72 foi desenvolvida usando avançadas técnicas de simulação e de modelagem que aumentam substancialmente sua letalidade, em comparação com a antiga bomba antibunker GBU-28, também de 2.300 quilos.

...

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest