Publicidade

Aguas
Clima & Tempo

❗Fique Atento ❗Inmet expande nível de alerta e 63 cidades de MS estão em risco

Via Redação | Publicado por Administrador | às 10:57:21

O alerta de tempestade com grau perigoso para Mato Grosso do Sul, neste sábado (23), foi expandido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Classificado agora como grande perigoso, o comunicado abrange 63 cidades do estado, incluindo a capital Campo Grande.

A atualização do boletim foi feita durante a manhã de hoje e não é somente a expansão de cidades que foi alterada. Segundo detalhes deste comunicado, as chuvas podem facilmente superar o 60 milímetros ao longo das horas, mas também ficar acima dos 100 milímetros até o fim do dia.

Caso semelhante ao que acontece com as rajadas de ventos prevista pela meteorologia. Anteriormente, a previsão era que os ventos ficasse entre 60 a 100 km/h, mas essa atualização impõe risco de vendaval que velocidade acima dos 100 km/h.

O TopMídiaNews já vinha alertando para o risco de tempestade e a formação de uma nova tempestade de poeira. No entanto, o grau de severidade foi aumentando conforme a frente fria avança pelas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país.

O alerta, inclusive, deve prosseguir até a madrugada de domingo (24).

Veja quais cidades estão em alerta:

Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul.

A lista ainda tem Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Chuva e granizo

Nas cidades do interior do estado, a chuva começou a ficar mais intensa ao longo da manhã deste sábado. Na cidade turística de Bonito, a chuva deixou o dia parecendo noite e pancadas de chuvas de maneira intensa provocaram mudança no tempo.

Já em Bodoquena, na região pantaneira, chuva intensa, vento intenso e queda de granizo foi registrada por moradores da cidade.

Tempestade de poeira

No próximo domingo (24), Mato Grosso do Sul poderá estar vivenciando uma nova tempestade de areia - fenômeno que causou destruição com quedas de árvores, casas destalhadas e prejuízos para inúmeras pessoas.

O Climatempo é quem faz o alerta e elencou fatores para que a tempestade esteja de volta. Entre eles está o sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest