42 artistas se juntaram nesta quarta (10) para fazer a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia. O documento é uma resposta aos seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. Entre eles, estão os atores Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Antonio Fagundes; e as cantoras Juliette Freire e Anitta.
O manifesto foi divulgado nos canais da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e será lido na íntegra em um ato com juristas e movimentos sociais no centro da capital paulista nesta quinta (11). Ao todo, foram recolhidas cerca de 900 mil assinaturas a favor da iniciativa.
Segundo o G1, os organizadores registraram quase 20 mil tentativas de fraude desde que o abaixo-assinado foi lançado. Um hacker tentou derrubar o site Estado de Direito com um registro de computador da Rússia.
Ao todo, a Carta já foi endossada por oito candidatos à Presidência, à exceção do próprio Bolsonaro: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D'Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).
O documento também conta com assinaturas de ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, banqueiros, atletas e artistas. Entre eles, o músico Arnaldo Antunes; os ex-jogadores Walter Casagrande e Raí; o escritor Paulo Coelho; e o padre Júlio Lancelloti.
Bolsonaro, que já colocou em xeque a própria eleição e nunca apresentou provas de fraude, disse que não iria assinar a carta. "Se tiver que assinar que sou honesto, todo mundo vai assinar que é honesto. Democracia tem que sentir o que a pessoa está fazendo. Falar todo mundo fala", disse à imprensa, em um evento em São Paulo.
Veja quem são os artistas que fizeram a leitura da Carta:
Alice Wegmann
Alinne Moraes
Anitta
Antonio Fagundes
Antônio Pitanga
Bruno Mazzeo
BK
Caetano Veloso
Camila Pitanga
Cláudia Abreu
Chico Buarque
Christiane Torloni
Dan Ferreira
Daniela Mercury
Dira Paes
Djavan
Duda Beat
Enrique Diaz
Ernesto Piccolo
Fábio Assunção
Fernanda Montenegro
Gal Costa
Ícaro Silva
José de Abreu
Juliette
Lázaro Ramos
Linn da Quebrada
Luísa Sonza
Manu Gavassi
Marcos Palmeira
Maria Bethânia
Maria Gadú
Maria Ribeiro
Marisa Monte
Milton Nascimento
Nando Reis
Paula Lima
Paulo Betti
Rogério Flausino
Seu Jorge
Txai Suruí
Wagner Moura
Confira trechos da Carta pela Democracia:
(UOL)