Brasil

Fernanda Montenegro a Anitta: 42 artistas condenam ataque de Bolsonaro às urnas

Via Redação | Publicado por Administrador | às 06:41:43

42 artistas se juntaram nesta quarta (10) para fazer a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia. O documento é uma resposta aos seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. Entre eles, estão os atores Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Antonio Fagundes; e as cantoras Juliette Freire e Anitta.

O manifesto foi divulgado nos canais da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e será lido na íntegra em um ato com juristas e movimentos sociais no centro da capital paulista nesta quinta (11). Ao todo, foram recolhidas cerca de 900 mil assinaturas a favor da iniciativa.

Segundo o G1, os organizadores registraram quase 20 mil tentativas de fraude desde que o abaixo-assinado foi lançado. Um hacker tentou derrubar o site Estado de Direito com um registro de computador da Rússia.

Ao todo, a Carta já foi endossada por oito candidatos à Presidência, à exceção do próprio Bolsonaro: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã).

O documento também conta com assinaturas de ex-presidentes, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, banqueiros, atletas e artistas. Entre eles, o músico Arnaldo Antunes; os ex-jogadores Walter Casagrande e Raí; o escritor Paulo Coelho; e o padre Júlio Lancelloti.

Bolsonaro, que já colocou em xeque a própria eleição e nunca apresentou provas de fraude, disse que não iria assinar a carta. “Se tiver que assinar que sou honesto, todo mundo vai assinar que é honesto. Democracia tem que sentir o que a pessoa está fazendo. Falar todo mundo fala”, disse à imprensa, em um evento em São Paulo.

Veja quem são os artistas que fizeram a leitura da Carta:

Alice Wegmann

Alinne Moraes

Anitta

Antonio Fagundes

Antônio Pitanga

Bruno Mazzeo

BK

Caetano Veloso

Camila Pitanga

Cláudia Abreu

Chico Buarque

Christiane Torloni

Dan Ferreira

Daniela Mercury

Dira Paes

Djavan

Duda Beat

Enrique Diaz

Ernesto Piccolo

Fábio Assunção

Fernanda Montenegro

Gal Costa

Ícaro Silva

José de Abreu

Juliette

Lázaro Ramos

Linn da Quebrada

Luísa Sonza

Manu Gavassi

Marcos Palmeira

Maria Bethânia

Maria Gadú

Maria Ribeiro

Marisa Monte

Milton Nascimento

Nando Reis

Paula Lima

Paulo Betti

Rogério Flausino

Seu Jorge

Txai Suruí

Wagner Moura

Confira trechos da Carta pela Democracia:

(UOL)

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest