Mundo

Ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo é internado após sofrer AVC em seu gabinete

Via Redação | Publicado por Administrador | às 06:46:48

O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, foi internado após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) em seu gabinete no Senado, nesta quarta-feira, 10, informaram colegas políticos.

Segundo o médico Jorge Querey, que está cuidando do caso, ele teve “um derrame de origem isquêmica” e que dentro da complexidade, a situação está controlada. “Se não tivermos uma surpresa, o prognóstico é bom”, acrescentou, especificando que “a hemorragia que teve é pequena graças aos medicamentos que toma”.

Querey também informou que o quadro de Lugo é estável, porém, disse que ele está “conectado a um respirador e em coma induzido”, estado em que permanecerá até quinta-feira.

O ex-presidente, que estava na Colômbia, onde participou da cerimônia de posse do presidente Gustavo Petro, retornou ao Paraguai na segunda-feira “já com sintomas”, disse à imprensa a deputada

Esperanza Martínez, que o acompanhou nessa viagem. “Ele é hipertenso e está em tratamento”, comentou Martínez após esclarecer que ele “é um paciente de risco”. Lugo, que também é um ex-bispo, governou o Paraguai entre 2008 e 2012. Até agora, ele foi o único presidente a não pertencer ao partido de direita Colorado desde que essa força política assumiu o poder em 1954, primeiro sob a ditadura de Alfredo Stroessner e a partir de 1989 sob a democracia.

Ele foi afastado da presidência em junho de 2012, nove meses antes das eleições presidenciais, por meio de um controverso julgamento político no Congresso, acusado de mau desempenho de suas funções.

Por Jovem Pan

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest