HISTÓRIA

Eventos históricos de 24 de novembro

1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.

Via | Publicado por Administrador | às 06:31:55

380 — Teodósio faz seu advento, ou entrada formal, em Constantinopla.

1190 — Conrado de Monferrato torna-se rei de Jerusalém após seu casamento com Isabel I de Jerusalém.

1221 — Gengis Cã derrota o xá corásmio Jalaladim Mingueburnu em batalha, completando a conquista mongol da Ásia Central.

1359 — Pedro I do Chipre ascende ao trono de Chipre depois que seu pai, Hugo IV do Chipre, abdica.

1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.

1642 — Abel Tasman se torna o primeiro europeu a descobrir a Terra de Van Diemen (posteriormente renomeada Tasmânia).

1822 — Chegada de João José da Cunha Fidié a Campo Maior, depois de onze dias de marcha acelerada, de Oeiras, capital imperial do Piauí, com destino a Parnaíba.

1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, também conhecida como Lei da Indução (ver Lei de Faraday-Neumann-Lenz).

1848 — Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias.

1859 — Charles Darwin publica A Origem das Espécies.

1940 — Segunda Guerra Mundial: a Primeira República Eslovaca torna-se signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.

1941 — Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos concedem Lend-Lease às Forças Francesas Livres.

1963 — Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente John F. Kennedy, é morto por Jack Ruby.

1965 — Mobutu Sese Seko toma o poder na República Democrática do Congo e se torna presidente; ele governará o país (que ele renomeou Zaire em 1971) por mais de 30 anos, até ser derrubado por rebeldes em 1997.

1969 — Programa Apollo: o módulo de comando da Apollo 12 cai com segurança no Oceano Pacífico, encerrando a segunda missão tripulada a pousar na Lua.

1973 – Um limite de velocidade nacional é imposto na Autobahn na Alemanha por causa da crise do petróleo de 1973. O limite de velocidade dura apenas quatro meses.

1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo de um Australopithecus afarensis de sexo femenino, apelidado por eles de “Lucy” (a partir da música dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”), no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia.

1980 — Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi, em Malawi.

1989 — Após uma semana de protestos em massa contra o regime comunista conhecidos como Revolução de Veludo, Miloš Jakeš e todo o Politburo do Partido Comunista da Checoslováquia renunciam a seus cargos. Isso traz um fim efetivo ao domínio comunista na Tchecoslováquia.

2013 — O Irã assina um acordo provisório com os países P5+1, limitando seu programa nuclear em troca de sanções reduzidas.

2015 — Um avião de combate Sukhoi Su-24 da Força Aérea Russa é abatido pela Força Aérea Turca sobre a fronteira entre Síria e Turquia, matando um dos dois pilotos; um fuzileiro naval russo também é morto durante um esforço de resgate subsequente.

2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.

Em 1631, Olinda foi incendiada pelos invasores holandeses

Em 1630, Olinda foi invadida pelos holandeses. No ano seguinte incendiaram a cidade. Vinte e quatro anos depois, os portugueses expulsaram os holandeses e Olinda volta a ser capital, até 1837, quando passou a ser Recife. Hoje Olinda é um enclave cercado pela metrópole. Seu centro é preservado, uma relíquia que merece ser visitada.

A Música do Dia é “As Cidades”, de Chico Science.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest