HISTÓRIA

Eventos históricos de 21 de maio

1904 — Fundação da Federação Internacional de Futebol (FIFA). É fundada, na cidade francesa de Paris, a Federação Internacional de Futebol.

Via | Publicado por Administrador | às 06:52:38

78 — Criação do Shaka Samvat, o calendário nacional indiano.

293 — Os imperadores romanos Diocleciano e Maximiano nomeiam Galério como César para Diocleciano, iniciando o período de quatro governantes conhecidos como a Tetrarquia.

878 — Siracusa, na Itália, é capturada pelo sultão muçulmano da Sicília.

879 — Papa João VIII dá a bênção a Branimiro e aos Croatas, considerando internacionalmente o reconhecimento do estado Croata.

1502 — Santa Helena (território) é descoberta pelo navegador português João da Nova.

1725 — A Ordem de Santo Alexandre Nevsky é instituída na Rússia pela imperatriz Catarina I.

1809 — O primeiro dia da Batalha de Aspern-Essling entre o exército austríaco liderado pelo arquiduque Carlos e o exército francês liderado por Napoleão I da França, vê o ataque francês através do Danúbio.

1864 — As ilhas Jônicas são reintegradas à Grécia.

1871 — Tropas francesas invadem a Comuna de Paris e envolvem seus moradores em combates de rua. Ao final da “Semana Sangrenta”, cerca de 20 mil comunardos foram mortos e 38 mil presos.

1879 — Guerra do Pacífico: dois navios chilenos que bloqueiam o porto de Iquique (então pertencente ao Peru) enfrentam dois navios peruanos na Batalha de Iquique.
1911 — Presidente do México, Porfirio Díaz, e o revolucionário Francisco I. Madero assinam o Tratado de Ciudad Juárez para acabar com a luta entre as forças de ambos os homens, concluindo a fase inicial da Revolução Mexicana.

1904 — Fundação da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

1927 — Charles Lindbergh pousa no campo de Le Bourget, em Paris, completando o primeiro voo solo sem escalas do mundo através do Oceano Atlântico.

1932 — O mau tempo força Amelia Earhart a pousar em um pasto em Derry, Irlanda do Norte, e assim ela se torna a primeira mulher a voar sozinha pelo Oceano Atlântico.

1969 — Agitação civil em Rosário, Argentina, conhecida como Rosariazo, após a morte de um estudante de 15 anos.

1972 — A escultura de Michelangelo, Pietà, é atingida por várias marteladas dadas por Laszlo Toth, um húngaro naturalizado australiano, na Capela Sistina, no Vaticano.

1981 - Governo italiano divulga a lista de membros da Loja P2, Propaganda Dois, uma loja pseudo-maçônica ilegal que foi implicada em numerosos crimes e mistérios italianos.

Metro-Goldwyn-Mayer compra a United Artists da Transamerica Corporation por US$ 380 milhões, porque o filme de 1980, Heaven’s Gate, de US$ 44 milhões, foi um fracasso de bilheteria.

1991 — Mengistu Haile Mariam, presidente da República Democrática Popular da Etiópia, foge da Etiópia, encerrando efetivamente a Guerra Civil Etíope.

1994 — República Democrática do Iêmen tenta, sem sucesso, se separar da República do Iêmen; uma guerra irrompe.

2005 - Wikipédia em português atinge 50 mil artigos.

Montanha-russa mais alta do mundo, Kingda Ka é inaugurada no Six Flags Great Adventure em Jackson Township, Nova Jersey.

2006 — República do Montenegro realiza um referendo propondo a independência da União Estatal da Sérvia e Montenegro; 55% dos montenegrinos votam pela independência.

2010 — JAXA, Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, lança a nave espacial vela solar IKAROS a bordo de um foguete H-IIA. A nave faria um sobrevoo de Vênus no final do ano.

2011 — O radialista Harold Camping previu que o mundo terminaria nesta data.

2012 — Um atentado suicida mata mais de 120 pessoas em Saná, no Iêmen.

2018 — Início da Greve dos caminhoneiros, resultando no desabastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis pelo Brasil.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest