O impasse em torno da negociação sobre o teto da dívida dos Estados Unidos, que pode jogar a maior economia do mundo em um "default", fez os investidores buscarem a proteção do dólar nesta quinta-feira, o que abriu espaço para a moeda norte-americana fechar com forte alta ante o real no Brasil, acima dos 5 reais.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,0349 reais na venda, com alta de 1,65%. É a primeira vez que a moeda norte-americana termina uma sessão acima dos 5 reais desde 8 de maio, quando encerrou em 5,0150 reais.
Na B3, às 17:08 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 1,49%, a 5,0400 reais.
O impasse em torno da negociação para ampliar o teto da dívida dos EUA conduziu os negócios desde cedo e fez o dólar – considerado um porto-seguro pelos investidores – subir ante divisas como o real, o dólar australiano e o dólar canadense.
Profissionais no Brasil afirmaram ainda que, em dias anteriores, em função do otimismo com a aprovação do novo arcabouço fiscal, o dólar havia recuado de forma significativa, em meio à desmontagem de posições compradas (no sentido de alta da divisa dos EUA). Nesta quinta-feira, houve movimento inverso, de remontagem de posições.
Fonte: Reuters