Publicidade

IPTU
AGRONEGÓCIO

Brasil volta a embarcar 1 milhão de toneladas de soja na semana

Mesmo com maior volume, as exportações brasileiras de soja ainda seguem muito abaixo dos patamares observados em 2020

Via Redação | Publicado por Administrador | às 16:26:36

Com a oferta escassa desde o final do ano passado, as exportações brasileiras de soja em grão foram praticamente paralisadas. Na primeira semana de fevereiro, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) não registrou embarques do produto.

O avanço da colheita, mesmo que forma lenta, vem mudando esse cenário e na terceira semana de fevereiro o volume negociado no exterior atingiu 1,248 milhão de toneladas, segundo dados preliminares da Secex. Em 2021, essa é a primeira vez que o país exporta um volume superior a 1 milhão de toneladas.

Apesar de ganhar mais ritmo na terceira semana de fevereiro, as exportações brasileiras ainda estão muito abaixo do percentual registrado no ano passado. Em igual período de 2020, o montante exportado chegou a 4,833 milhões de toneladas, representando uma queda de 71,6%.

Exportações de milho crescem mais de 100%

As exportações semanais de milho voltaram a registrar números positivos. Na terceira semana deste mês, foram enviadas ao exterior 703,104 mil toneladas, uma alta de 121,3% sobre as 340,256 mil toneladas exportadas na terceira semana de fevereiro em 2020.

Com a falta do grão no mercado e o plantio avançando de forma lenta no país, os contratos mais antigos ainda estão sendo negociados por produtores de milho, um cenário que não deve se repetir em março, segundo analistas de mercado.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest