Publicidade

Anuncie
Internacional

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Iraque e Irã e deixa 90 mortos

Epicentro foi registrado a 22.4 km da cidade iraquiana de Derbendîxan. Autoridades iranianas dizem que mais de 90 pessoas morreram no país; há centenas de feridos e milhares de desabrigados.

Via Redação | Publicado por Alcina Reis | às 04:47:23

Ferido é socorrido em hospital em Sulaimaniyah, no Iraque, após terremoto no domingo (12) (Foto: Shwan Mohammed/AFP)

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região da fronteira do Iraque com o Irã neste domingo (12.nov.2017). Segundo autoridades iranianas, aos menos 93 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas por causa do tremor.

O Vermelho Crescente, representante da Cruz Vermelha no Irã, afirma que mais de 70.000 pessoas precisam de acomodações de emergência no local.

Segundo Faramarz Akbari, governador de Kermanshah, no Oeste do Irã, não foi possível quantificar os danos até agora porque a rede telefônica e o sistema de energia elétrica foram afetados pelo tremor.

O terremoto aconteceu às 16h18 (horário de Brasília) perto da cidade iraquiana de Halabja, na região que faz fronteira com o Irã, a uma profundidade de 33,9 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O Centro Sismológico da Universidade de Teerã, por sua vez, indicou que o terremoto no Irã foi de magnitude 4,5 e seu epicentro foi situado a uma profundidade de 8 km na província de Kermanshah.

O Irã tem grande atividade sísmica e sofre terremotos com frequência. Os mais graves registrados até hoje ocorreram em dezembro de 2003 e em junho de 1990, e mais de 30.000 pessoas morreram em cada 1 deles.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

vermelho