Publicidade

campanha
Geral

Mundo promissor: NASA encontra ‘1ª superterra próxima’ que pode abrigar vida alienígena

Embora seu nome oficial seja GJ 357 d, os pesquisadores apelidaram o planeta de 'superterra', pois é muito maior do que nosso próprio planeta, e com condições semelhantes.

Via Redação | Publicado por Redação | às 14:26:46

A NASA, com a ajuda de seu telescópio espacial TESS, conseguiu encontrar a “primeira superterra próxima” e determinou que as condições de vida no planeta lhe permitem vir a ser habitável, escreve o tabloide britânico Mirror.

“Isto é emocionante, pois esta é a primeira superterra próxima da humanidade que poderia abrigar vida - descoberta com a ajuda da TESS, nossa pequena e poderosa missão com um enorme alcance”, disse a líder do estudo, Dra. Lisa Kaltenegger.

Kaltenegger explica que, “com uma atmosfera densa, o planeta GJ 357 d poderia manter água líquida em sua superfície como a Terra” e, dessa forma, “poderíamos coletar sinais de vida com telescópios, dados que em breve estarão online”.

GJ 357 d: superterra próxima potencialmente habitável está localizada a apenas 31 anos-luz de nós

O GJ 357 d é um dos três planetas que orbitam sua estrela. Junto com ele estão o GJ 357 b (chamado ‘Terra quente’, cerca de 22% maior que a Terra), e GJ 357 c, que é pelo menos 3,4 vezes maior que o nosso planeta.

Os cientistas acreditam que o GJ 357 d poderia proporcionar condições perfeitas, enquanto o GJ 357 b e o GJ 357 c são provavelmente muito quentes para abrigar vida.

A equipe agora espera estudar o planeta mais a fundo para determinar suas condições.

“Nós construímos os primeiros modelos de como este novo mundo poderia ser […] Só de saber que a água líquida pode existir na superfície deste planeta motiva os cientistas a encontrar formas de detectar sinais de vida”, explica Jack Madden, que também trabalhou no estudo.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

Anuncie