Publicidade

Anuncie
Mundo

Maré leva pacotes de cocaína até praia na Nova Zelândia

Produto foi avaliado em 2 milhões de dólares. Caso provocou uma corrida entre moradores e policiais para caçar mais drogas

Via Redação | Publicado por Redação | às 09:34:15

Policiais fizeram uma varredura na praia de Bethells, a oeste de Auckland, na Nova Zelândia, depois que 19 pacotes de cocaína foram encontrados na areia nessa quarta-feira (07/08/2019). Várias pessoas procuraram as autoridades depois de localizar os misteriosos pacotes azuis com símbolos estranhos impressos, avaliados em 2 milhões de dólares (aproximadamente R$ 7,9 milhões).

Análises constataram que realmente se tratava de cocaína. A polícia pediu então que novos embrulhos eventualmente vistos na região fossem entregues às autoridades, o que provocou uma “corrida” ao local de terreno acidentado. Até um helicóptero foi usado nas buscas pelos entorpecentes.

Há uma possibilidade de que a maré traga mais pacotes para a areia. Um pesquisador de crimes do Pacífico da Universidade Massey, José Sousa-Santos, comenta que a droga deve ter origem no Peru ou Colômbia e, provavelmente, foi jogada ao mar por contrabandistas que temiam a detecção por patrulhas marítimas.

Outra hipótese é que tenha sido abandonada propositalmente no oceano, para ser resgatada por navios menores até chegar à Nova Zelândia. A praia de Bethells é considerada selvagem e a sua localização isolada permitiria facilmente a chegada do material ilícito à Austrália. Com barcos pequenos e pouco planejamento logístico, seria possível percorrer sem dificuldades um caminho de 2 mil quilômetros.

Não é a primeira vez que algo do tipo ocorre na Nova Zelândia. Em 2016, as ondas arrastaram até uma praia do norte do país uma carga de 500kg de metanfetamina. Segundo a polícia, várias praias isoladas servem como esconderijo, onde já encontraram quilos de drogas enterrados em dunas.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a cocaína é a droga ilícita mais cara da Nova Zelândia, vendida por cerca de 250 mil dólares o quilo. A Austrália, país vizinho, tem o maior uso de cocaína per capita do mundo.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

Anuncie