Publicidade

Anuncie
Saúde

Hospital do Câncer de Barretos: “Agora é a Vez DELES”

Convidamos toda população de Campo Grande a aderir nessa causa de suma importância para a saúde de prevenção do câncer para os homens.

Via Redação | Publicado por Redação | às 23:03:41

​O site Conteúdo MS, através da jornalista Alcina Reis, inicia a semana com mais uma campanha de utilidade pública, em apoio ao Hospital do Câncer de Barretos, Unidade Antônio Morais dos Santos, localizado na avenida Thirson de Almeyda,no bairro Aero Rancho em Campo Grande MS.

Quando construído (2013) a unidade foi projetada e inaugurada com duas alas, a Rosa e também a Azul, ambas entregues completamente equipadas para prevenção e tratamento da doença detectada em fase inicial e também pequenas e médias cirurgias. Para isso houve um compromisso do município através do então prefeito Nelsinho Trad, em credenciar e viabilizar repasse junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Em 2014 que assumiu o comando da capital foi, Alcides Bernal, e então todo procedimento de credenciamento do Hospital de Barretos estagnou. Várias tentativas foram feitas, através dos gestores e da jornalista Alcina Reis, que acompanhou todo processo desde a construção da obra assessorando a Pra Janete Morais filha do doador.

A ala Rosa do hospital, foi 100% mantida pelo doador durante um ano, na esperança que se concretizasse esse credenciamento mas somente em junho de 2016, depois de muitas tentativas, finalmente foi liberada essa verba pelo município apenas para as mulheres, como noticiado pelo site JD1 a época.
Desde então, Sr Henrique Prata (Presidente do Hospital de Barretos) juntamente com a enfermeira Flávia Carvalho (Gerente da unidade em CG) tem feito várias tentativas de liberação de recursos junto ao Governo de MS e também ao Governo Federal, para conseguir habilitar a Ala Azul.

ALA AZUL

As despesas vem sendo mantidas somente com o repasse municipal da prefeitura para as mulheres e doações e leilões. é preciso que haja conscientização das autoridades públicas, para que se habilite o mesmo tratamento de prevenção gratuito aos homens.

Iniciando a campanha “Agora é a Vez DELES”, Alcina mais uma vez resolveu abraçar a causa e através de um grupo de amigos em rede social, algumas autoridades já manifestaram o desejo de apoiar a causa.

Os apoios vieram de um deputado federal, um parlamentar da Câmara Municipal e também do próprio prefeito Marquinhos Trad (PSD).

O prefeito ao ser contactado pela jornalista, disse que estaria em Brasília esta semana, cumprindo justamente uma agenda da saúde da capital e que levaria a pauta esse pedido também.

Em seu retorno na próxima quinta-feira (17) estaria a disposição para tratar sobre o assunto com a devolutiva de sua viagem.
A unidade foi inaugurada em agosto de 2013, com a finalidade de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de câncer à população do estado de Mato Grosso do Sul. Foi construída com recursos doados por Sr. Antônio de Morais dos Santos (In Memoriam) sendo composta por uma unidade fixa e outra móvel (carreta). O terreno foi doado pelo então prefeito da capital Nelsom Trad Filho hoje Senador.

O começo de tudo

Quando construído foi projetado e inaugurado com duas alas, a Rosa e também a Azul, ambas entregues completamente equipadas para prevenção e tratamento da doença detectada em fase inicial.

Para as mulheres exames de rastreamento de câncer de mama e colo uterino,com os procedimentos de estereotaxia (realizada em mesa apropriada), biópsia de fragmentos (core biopsy), biópsia cirúrgica de mama, colposcopia, biópsias de colo, vagina e vulva, além de conização com CAF (cirurgia de alta frequência).

Em 2014, era esperado que outros exames juntamente com a ala Azul fossem disponibilizados com exames de endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia de próstata, com biópsia guiada e exérese de lesões suspeitas de pele.

Além da unidade fixa , Sr Morais também doou a unidade móvel, a carreta, como objetivo percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. Completamente equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia. A carreta também foi equipada para realizar rastreamento de câncer de pele e próstata.

Convidamos toda população de Campo Grande a aderir nessa causa de suma importância para a saúde de prevenção do câncer para os homens.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

Campanha