Publicidade

campanha
Cultura

Artista de MS: Ilton Silva óleo sobre tela

Obras em Óleo sobre tela

Via Redação | Publicado por Redação | às 05:08:53

“Ranchos” do Mato Grosso do Sul, da série “Conceição”, que mostra a história de sua família.

Ilton Silva, artista autodidata, fez seu primeiro desenho aos 13 anos numa escola em Ponta Porã/MS, onde nasceu em 1944. Pintor, entalhador e escultor, são considerados um mestre da pintura regional.

Suas primeiras telas eram paisagens e rostos humanos impregnados de conotações sociais.

Os temas refletiam a infância pobre, a vida em contato com peixes e cavalos e com a gente humilde do Estado, que permitiram-lhe construir um universo simbólico em que o real e o imaginário se cruzam para comunicar o inconsciente coletivo.

A maioria de suas telas oscila entre o claro e o escuro, o místico e o real, o metafísico e o terrestre. Cheias de conotações sociais e conhecido por suas cores vivas, suas obras refletiam como temas sua infância humilde, a vida em contato com a natureza e com o povo do Estado. A mistura entre a realidade e um mundo imaginativo também são marcas dos seus quadros mais emblemáticos. Pintava em óleo sobre tela, usando como espátula tampas de caneta, cartão telefônico e outros. Os pincéis passam bem menos pelas suas mãos: sua criação é mais intuitiva e espontânea.

Ilton Silva, morreu aos 73 anos em um hospital de Joinville, em Santa Catarina no dia 23/06/18. Por um tempo, Ilton vendeu sua arte na antiga Feira Central, em Campo Grande. Recebeu prêmios em todos os Salões que participou.

realizou exposições na Argentina, Alemanha, Portugal e Estados Unidos, e suas obras estão no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

Anuncie