Publicidade

Campanha
Governo do Estado de MS

Ação levará atendimento médico a povos indígenas em MS

O evento será realizado nos moldes da Caravana da Saúde

Via Redação | Publicado por Alcina Reis | às 04:10:20

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul, por meio da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DISAI) formalizou parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para a realização de evento de atendimento nos moldes da Caravana da Saúde especificamente para a população indígena.

A primeira ação do projeto “Dia D”, a ser realizado nos dias 11 e 12 de novembro, atenderá o polo de Miranda, que abrange as Aldeias Argola, Babaçu, Cachoeirinha, Lagoinha, Lalima, Moreira, Morrinho, Passarinho e Acampamento Mãe Terra, com população de 7.357 indígenas.

Serão realizados exames oftalmológicos, ações de odontologia, Raio X mamário, consulta e palestra urológica, ultrassonografia para gestantes, teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e teste de glicemia.

Conforme solicitado pelo secretário Nelson Tavares, a equipe técnica do Diasi apresentará o levantamento de todas as necessidades de especialidades médicas por aldeias, dados por faixa etária das populações e perfil das avaliações físicas realizadas por suas equipes e orientará os usuários, enquanto a secretaria de saúde trabalhará com sua estrutura de atendimento.

Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (4) com a equipe da secretaria de saúde, o coordenador do Dsei, Edmilson Canale, o chefe do Diasi, Wanderley Guenka e sua equipe técnica, e com a participação do coordenador da Funai, Paulo Rios Júnior foram definidas as participações de outras ações como emissão de carteiras de identidade (RG), de trabalho e a participação da Fundesporte desenvolvendo atividades para as crianças.

As equipes da DIASI e da SES iniciarão os trabalhos no local antecipadamente para avaliação e triagem dos atendimentos.

Compartilhe esta matéria:

Google+
Tumblr
Pinterest

Publicidade

vermelho