Publicidade

Campanha
De Olho na Saúde

Saiba mais sobre a gota: doença é causada pelo excesso de ácido úrico

Publicado em às 05:16:59

A gota ou artrite gotosa, chamada popularmente de reumatismo nos pés, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que causa muita dor nas articulações. A substância se acumula formando cristais de urato, que são eliminados pela urina. Porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco, ele pode se acumular nas articulações, formando a gota.

Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação, sendo que a mais afetada é a do dedão do pé, que fica dolorido, principalmente ao caminhar. Apesar de muito incômodas, as crises de gota têm cura. Melhorar a alimentação, para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, e o uso de medicamentos anti-inflamatórios a fim de controlar a dor e a inflamação são os melhores caminhos para evitar as dores. No entanto, caso os níveis da substância não sejam controlados, há complicações irreversíveis, como deformações nas articulações.

Alimentação

A dieta para gota ajuda a tratar e evitar as crises, pois normaliza os níveis de ácido úrico no sangue. O indivíduo deve diminuir ou evitar a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como queijos, lentilhas, soja, carnes vermelhas ou frutos do mar, que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue, e ingerir cerca de 2 litros a 4 litros de água por dia para incentivar a produção de urina.

Publicidade

Anuncie