{description}

Doença Periodontal



 

 

A doença periodontal tem por definição ser uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela alteração de cor, forma e consistência da gengiva, podendo haver sangramento, é a gengivite; caso não se eliminem os fatores locais, o processo de agressão progride, é a periodontite, basicamente perda óssea e aprofundamento do sulco gengival, agora denominado “bolsa”.

O fator local determinante da doença é a presença de microrganismos (placa bacteriana) por isso a exigência de uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Entretanto existem fatores locais predisponentes e modificadores tais como má oclusão; respiração bucal; hábitos parafuncionais; drogas (fumo, álcool etc.); impactação alimentar. Dentre os fatores sistêmicos predisponentes tem-se diabetes; AIDS; osteoporose; hereditariedade e estados sistêmicos (puberdade, gravidez, deficiência nutricional e vitamínica, distúrbios psicoemocionais).

         O tratamento básico para eliminar os sinais e sintomas da doença é a remoção do cálculo dentário supra e subgengivais e o controle clinico da placa bacteriana.     

         Esse tratamento pode ser realizado na Clínica Rehabilità, agende sua consulta!

(067)3326-6577

Dra. Aline N. Ávila Milani

CRO-MS 3346